quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Na árvore do Natal (3)

Aos comentadores mais assíduos deste blog, uma lembrança de Natal. Esta é para Margarida Araújo.

Dizem que o pintor David Wilkie, um dos mais distintos que a Inglaterra tem tido, vindo estudar Velasquez, achou nesta tela [Los Borrachos] tudo quanto podia tornar célebre o seu auctor, simplificando o objecto da sua viagem, não estudara mais do que este quadro.
No mesmo caso está o retrato da princeza D. Margarida, porque pintando o retrato da infanta, o grande artista imaginou representar ao mesmo tempo toda a scena, que n'essa ocasião tinha sob os olhos.
De pé em frente do cavallete está o pintor com as palhetas na mão, emquanto defronte uma creada apresenta de joelhos de beber à infanta, e os dous anões historicos Nicolau Pertusano e Maria Barbola brincam com um enorme cão. Um espelho situado ao lado denuncia como espectadores d'esta scena Philippe IV e a rainha recostados em um sophá no quarto contiguuo,
Se bem que muito diverso pela natureza do assumpto, tem este quadro merito egual ou superior ao da scena dos Borrachos. Como este elle é tambem surprehendente pela perfita imitação da natureza, e considera-se a perola de seu auctor, e é conhecido pelo quadro Meninas.

D. M. de M. G., Guia do Amador de Bellas-Artes. Porto, Typographia Commercial, 1871. p. 576-477

7 comentários:

Margarida Araújo disse...

O primeiro presente de Natal e quem escolhido, João. Gosto muito deste quadro, a complexidade descorbridora da sua leitura. Nunca o vi ao vido, bem que gostava. Pode ser que seja anúncio de prósxima visita.
Também gosto da leitura que o Picasso fez deste quadro. Acho que algumas das meninas da Paula Rego também se familiarizam aqui.
Um beijo amigo, Bom Natal.

Pai Natal generoso me saíste tu.

Anónimo disse...

Porque é que são "Las Meninas" e não "Las Niñas"?
Alguém me sabe explicar?
- Isabel X -

Anónimo disse...

A menina "loirinha" parece a menina de meu Pai!

Anónimo disse...

Olá João Serra.

Mas que bela lembrança de Natal. Devo confessar que cheguei ao blogue e fui lendo o post assim meio a correr antes de chegar à imagem: ah, claro, "as meninas". Fui reler com toda a atenção. A força de uma imagem, e que imagem, claro. Gosto muito deste quadro: já o vi, no prado, e "gastei" um bom tempito com a contemplação.

Aquele abraço e umas boas festas para si e para os seus.

Paulo Prudêncio.

João B. Serra disse...

Em castelhano, menino é o jovem fidalgo que entra ao serviço da família real, acompanhando o príncipe. Corresponde ao nosso pajem. As meninas do quadro, Isabel Velasco e Agustina Sarmento, são as jovens damas de honor da infanta que está a ser retratada por Velasquez.

Anónimo disse...

Muito obrigada, João, pelo esclarecimento. Muito eu gosto de aprender com quem me sabe ensinar!
-Isabel X -

J J disse...

Bela imagem para uma caçadora de imagens.
Uma imagem que fascinou um amigo comum que fez, a partir dela, uma bela série de quadros. Como muitos outros antes dele, incluindo Picasso.
Boas Festas, Guidó!