domingo, 7 de dezembro de 2008

Gustavo Morais Ramos: o meu trabalho

As fotografias, colagens, pinturas e objectos de Gustavo Morais Ramos enchem, numa exposição de exemplar sobriedade, todo o espaço da galeria Osiris da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Datados de 2008, dão sinal de uma pesquisa criativa em processo de maturação. Testemunham as inquietações e aquisições estéticas e técnicas de um jovem, aluno da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Registam o talento que ainda não se fixou num tipo de suporte ou material, numa orientação definida, mas já acumulou recursos e detectou balizas significativas.
Estes trabalhos eram apenas trabalhos em curso. Estavam no disco rígido do computador do Gustavo e na pasta de esboços arrumada a um canto do seu quarto de estudante. Francisco, pai de Gustavo, quis dar-no-los a conhecer.
As fotografias, colagens, pinturas e objectos de Gustavo Morais Ramos excedem o espaço da galeria Osiris. Ali estão os sulcos que as suas mãos traçaram. Cá fora está a memória, a surpresa perante a vida e a morte, o luto mais impiedoso, o tempo e as suas cicatrizes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Um abraço muito sentido ao pai do Gustavo.
MT

Anónimo disse...

o corpo pode desaparecer mas a mais profunda das almas permanece nos nossos olhares e corações, reflectida numa obra de impar beleza. um abraço aos seus pais, familia e amigos.
DS