sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Parabéns!

Ferreira da Silva nasceu em 1928, no Porto. A sua vida de desenhador, gravador, escultor, pintor, ceramista trouxe-o do Porto até às Caldas, passando por Coimbra, Bombarral, Alcobaça, Nazaré, Benedita, Gaia, Óbidos. E Paris. Fez no princípio deste mês 80 anos. Tem muito trabalho ainda pela frente.






2 comentários:

João Ramos Franco disse...

Ferreira da Silva, “Parabéns !”, sei que tu não ligas à data do teu aniversário e no teu modo de pensar nunca pautaste por a marca do seres mais velho. Eu sou testemunha viva de uma de geração, mais nova de Caldas da Rainha, que teve a sorte de privar contigo e que sentiu nas tuas palavras a força para ir mais longe.
- Eu, sentado no Café Central rabiscava numa sebenta, poesia, prosa e riscos (chamavas-lhe desenho), a que só tu davas valor, o impulso de quem queria que o pouco que o estudante sabia, fosse mais longe. Tiravas-me a sebenta para mostrar aos outros amigos, como se naquilo que fazia existisse algo que devia ser público. Eu, envergonhado, sabendo que na sebenta estava o meu pensar, o resultado intimo de quem muito lia, ávido do saber, mas que nada ainda nada estava certo.
Sabes, Ferreira da Silva, ainda hoje recordo…
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Ferreira da Silva é uma figura maior das artes em Portugal. Esteve quase sempre do lado do inconformismo e da inovação. Lembro-me daquela magnífica exposição que de que V. foi comissário, em Monsaraz, salvo erro em 2001: Inquietude. Ferreira da Silva tem sido sempre um artista inquieto e irrequieto. Aos 80 anos, que podemos esperar? Muito, certamente. V, deve saber alguma coisa...
MT