domingo, 16 de novembro de 2008

A Lagoa é bela!

Parabéns à associação "Mar d'Água" pelo belo livro que lançou ontem à tarde na galeria Casa do Pelourinho, em Óbidos. 19 fotógrafos reuniram-se, sob o impulso da associação, para mostrar o que viram da Lagoa de Óbidos. O resultado, apesar da diversidade de autores, tem um fio condutor que privilegia a estética da natureza e das embarcações.
Apenas Margarida Araújo (foto abaixo) conduziu o seu programa de trabalho para fora deste registo, dando-nos a ver situações sociais.
De fora ficou, por opção própria dos fotógrafos ou dos organizadores, o imenso mar de problemas e ameaças que impendem sobre aquele frágil ecossistema.
A escolha de Óbidos para o lançamento da obra e exposição dos trabalhos foi acertada. A Casa do Pelourinho encheu-se para celebrar o acontecimento e confraternizar com os autores. Luis Costa Leal foi bem sucedido na exposição que fez da história do estudo científico das toxinas produzidas por bivalves.
O espírito cosmopolita que Ana Calçada tem sabido imprimir à programação das galerias municipais de Óbidos está a ter repercussões muito positivas na circulação cultural da região.

1 comentário:

Margarida Araújo disse...

Obrigada João pelas tuas palavras e pela tua presença sempre amiga.