domingo, 5 de outubro de 2008

No alfarrabista (II)

Ida, na passada quarta-feira, à Livraria Castro e Silva (Rua do Norte), para ver um lote de documentos manuscritos e impressos relativos à actuação do Partido Republicano em Pombal.
Entre eles, encontro referências directas e indirectas às eleições de 1911 para a Assembleia Constituinte. Num contexto em que a lei eleitoral previa expressamente que, nos círculos onde só concorresse uma lista, esta seria automaticamente considerada eleita, dispensando-se a votação, o círculo de Pombal foi palco de uma acirrada disputa eleitoral entre duas listas republicanas. Estudei o assunto em "Para a história da República nas Caldas. As origens de um conflito político: antigos e modernos, radicais e moderados", in 21 Anos, pela História. Caldas da Rainha: Estudos, Notas e Documentos, 2003, e "Elites locais e competição eleitoral em 1911", in Análise Social, nº 95, 1987.
Os dois documentos aqui reproduzidos são cartas trocadas entre a Comissão Paroquial Republicana e o Directório do Partido em Abril/Maio de 1911 e respeitam à elaboração das listas de deputados. A Comissão Paroquial protesta por não ter sido consultada para a elaboração da lista do círculo e o Directório responde que "os deputados são da nação e não das localidades". No entanto, informa que José Cupertino Ribeiro está disposto a ser candidato pelo círculo.

.
Passagem, em seguida, pela Livraria Luis Burnay (Calçada do Combro), onde me encontro com um catálogo de Paula Rego e uma pequena brochura sobre Alice Jorge (ver posts seguintes)

Sem comentários: