sábado, 14 de fevereiro de 2009

Alto rendimento

Confesso que não sei o que significa exactamente "alto rendimento", mas posso testemunhar que o Presidente da Câmara era hoje um homem feliz por Peniche ter sido contemplado com um dos seis Centros de Alto Rendimento para o Surf que vão ser criados em Portugal.
Trata-se sobretudo, creio, de um reconhecimento do lugar que Peniche desempenha nesta modalidade que atrai - afirmou-se na sessão a que assisti esta tarde - cerca de cento e cinquenta mil praticantes em Portugal.
Deverão estes Centros apoiar o surf profissional e competitivo. Disse-se que esse nível de prática da modalidade tem efeitos virtuosos no ciclo económico. Não duvido, com a condição, não negligenciável, de não condicionar a prática não profissional.
Gostaria que a procura das ondas de Peniche por portugueses e não portugueses continuasse a ser tão livre como até aqui e, sobretudo, garantida por praias livres de carros, de aldeamentos, de motos 4, de poluição e de outras intervenções duras, com linhas dunares a salvo dos apetites predadores.

4 comentários:

João Ramos Franco disse...

"alto rendimento", é uma coisa parecida com o que a Camara de Óbidos autorisou para as dunas da Lagoa de Óbidos..
João Ramos Franco

Anónimo disse...

No OGE de 2008, os Centros de Alto Rendimento para o Surf eram: Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Sintra, Sesimbra e Vila do Bispo. Neste momento, estão previstos Viana do Castelo, Aveiro, Nazaré, Costa da Caparica, Sintra e Vila do Bispo. Saltaram pois Figueira e Sesimbra para entrar Nazaré e Peniche. É uma vitória do Oeste. A existência de uma estrutura deste tipo ajuda a fixar as ondas de Peniche no calendário das provas e eventos nacionais e internacionais dos desportos de deslize. E reforça a aposta municipal na marca "Capital da Onda". São aspectos que explicam e justificam a satisfação do Presidente da Câmara. Em ano eleitoral, este ganho terá ainda um sabor especial. O Dr. António José Correia teve motivos para alargar sorriso.
Mário A. Lopes

João Ramos Franco disse...

Caro Mário A. Lopes
Do que fala, como tento andar minimamente bem informado eu sei.
Mas na minha idade, quem conheceu a orla costeira de Potugal, não vandalizada e que a vê agora quase completametamente destruida, quando sai alguma lei que pode vir a permitir mais abusos... "Torcemos o nariz"
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Aprisionar o mar não, navegar e viver é preciso!
MV