domingo, 1 de fevereiro de 2009

A 1 de Novembro de 1908

Nas eleições municipais efectuadas a 1 de Novembro de 1908, o Partido Republicano elegeu pela primeira vez vereadores e em alguns concelhos obteve a vitória. Esteve nesse caso o Montijo que nessa época dava pelo nome de Aldeia Galega do Ribatejo. O concelho tinha então 1742 eleitores inscritos, dos quais 24 votaram monárquico e 760 republicano.
Cem anos depois, a Câmara Municipal, presidida pela Dr.ª Amélia Antunes, comemorou o centenário republicano com uma exposição no Museu Municipal e uma cerimónia de entrega de medalhas comemorativas aos descendentes da primeira vereação republicana. A exposição, de que se encarregou o Departamento Socio-Cultural dirigido pela Dr.ª Rosa Bela Azevedo esteve aberta ao público desde finais de Outubro até 31 de Janeiro, dia em que se realizou a cerimónia de homenagem. Participei nesta última, a convite da Câmara, e em nome da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
Visitei a exposição que apresenta algumas peças originais reunidas localmente. Acompanha-a um cuidado catálogo, no qual participaram com estudos a minha colega do Instituto de História Contemporânea Dr.ª Maria Alice Samara e o Dr. Joaquim Baldrico da Câmara do Montijo.
A cerimónia de ontem foi uma bela jornada cívica por onde perpassou, à mistura com alguma emoção, a preocupação em honrar a memória das gerações anteriores e em construir um espaço público mais sólido e mais vivo e projectado para o futuro.

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

A falta é minha, o não estar presente nestes actos que tu tão bem retratas mas tuas palavras: “A cerimónia de ontem foi uma bela jornada cívica por onde perpassou, à mistura com alguma emoção, a preocupação em honrar a memória das gerações anteriores e em construir um espaço público mais sólido e mais vivo e projectado para o futuro.” Mas sinto a minha participação nas palavras que aqui deposito.
Só um favor te peço, guarda para mim um catálogo destas exposições por onde vais passando. Será pouco para um conhecimento real, mas aviva a minha memória histórica.
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Parabéns à Câmara Municipal do Montijo que não esquece a sua História.
A Sertã vai seguir o exemplo!
MV