quarta-feira, 15 de julho de 2009

Livro sobre a Primeira República

Obra colectiva, coordenada pelos meus colegas e amigos Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo, hoje lançada em Lisboa, na livraria Pó dos Livros. Como sublinhou José Medeiros Ferreira, na apresentação da obra, este é um primeiro contributo da investigação historiográfica para as comemorações centenárias da República.
O apresentador com a inteligência e saber temperados pela ironia habituais convocou a história da historiografia do mais mal amado dos regimes da nossa contemporaneidade, a Primeira República, para apontar o esforço dos que dos anos 70 em diante têm procurado devolver ao período instrumentos de descrição e compreensão inovadores. "A Primeira República foi um regime condenado - em vida por muitos, depois de morto por quase todos. É fácil dizer mal dos regimes que morrem. Imaginem o que se diria da Democracia actual um dia que a Europa e a Democracia desaparecessem" - cito de cór, mas foi mais ou menos assim que José Medeiros Ferreira começou o seu colóquio.

3 comentários:

João Ramos Franco disse...

Perante o que leio aqui, só me resta a opção de comprar, e ler com muita atenção, comentar-vos já seria demasiado para mim…
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Inesperadamente,fico a saber o título da minha próxima leitura!
RP

Anónimo disse...

Uma leitura que não dispensarei, também.
Gostei das palavras do Dr.Medeiros Ferreira,acho que tem toda a razão.
A Biblioteca Municipal da Sertã tem vindo a adquirir obras sobre este período da História.
Irei propor a aquisição do título ora apresentado,para enriquecer o espólio-ainda escasso-alusivo à Primeira República.
Na Sertã já se trabalha para o Programa Concelhio das Comemorações do Centenário da República,designadamente para a elaboração do Roteiro Republicano.E as "descobertas"-resultado do trabalho de investigação que tem sido, entusiasticamente empreendido,,pela Arquvista DrªMarta Martins e DrªFátima Mata-têm sido muitas e interessantíssimas.
MV