sábado, 25 de julho de 2009

Festa da cerâmica: terceiro dia

Como não tivemos uma cerimónia formal de abertura da instalação Mercado da Fruta 2, peço licença para aqui lhe dedicar duas palavras. Trata-se de um projecto liderado pela professora Virgínia Fróis e realizado por alunos da Faculdade de Belas Artes sob a orientação dos professores Sérgio Vicente e Ana Vasconcelos. Trata-se de um projecto muito interessante, que retoma o diálogo encetado pela cerâmica das Caldas há 150 anos entre criação cerâmica e natureza, entre mercado de géneros e louça, entre linguagens plásticas, ilusão, costumes e humor.
A crise da indústria não permitiu, deste vez, o envolvimento tão intenso como há dois anos, do meio fabril neste projecto, mas o resultado que hoje vimos ganha outras valências e recupera formas e expressões antigas, transformando-as.
A parceria ajustada entre a Câmara Municipal das Caldas e a Faculdade de Belas Artes de Lisboa tem-se revelado operativa e reflectiu-se de forma muito ampla e positiva nesta edição da Festa da Cerâmica.

Quero em segundo lugar agradecer a Eduardo Constantino a ideia e a respectiva concretização de incluir nesta Festa da Cerâmica uma exposição representativa de cerâmica de autor francesa actual. Estamos pois perante uma mostra preparada exclusivamente para esta Festa. Nela podemos observar os trabalhos de 3 autores reconhecidos, Michel Le Gentil, Armel Hédé, Bruce & Catherine Gould, onde a especificidade do processo cerâmico é combinada com a pesquisa formal, estética e contextual das artes actuais.
Peço licença, por fim, para uma terceira nota. Tendo-me sido ontem lançado o repto de continuar a pensar neste projecto – o de uma realização bienal dedicada à cerâmica nas Caldas da Rainha – gostaria de indicar em que sentido me parece se deveria caminhar.
Em primeiro lugar, no sentido do reforço e ampliação das parcerias já consolidadas: Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Escola Rafael Bordalo Pinheiro, Museu de Cerâmica e de José Malhoa, Colectivo 3C, e das colaborações obtidas de diversas associações: associação comercial, industrial do Oeste, dos amigos do Museu de Cerâmica. Algumas deste parcerias talvez possam ser consolidadas através da contratualização de serviços a prestar.
Em segundo lugar, no sentido do reforço significativo da relação com a indústria cerâmica. Neste sentido será lançado um repto às associações do sector e aos empresários para que nos apresentam propostas e velem pela sua execução. Ideias temos algumas, certamente os nossos interlocutores terão mais e melhores. Espero que nos ajudem também a concretizá-las.
Em terceiro lugar, no sentido do reforço da componente de animação desta Festa. A Festa da Cerâmica não é um evento, é uma peça da afirmação e radicação das indústrias criativas e é nesse sentido que a participação dos criadores, o incentivo à experimentação e à inovação, ao empreendedorismo, aos novos conceitos de valorização do espaço público urbano devem ser a marca forte desta Festa. A Festa da Cerâmica deverá ter uma programação cultural própria, adequada aos seus fins e estratégia comunicacional.
Isto implica que alguns aspectos organizativos e financeiros da Festa sejam revistos, de forma a que a sua estrutura adquira mais solidez. Mas esse ponto estaremos certamente a discuti-lo no tempo próprio, de acordo com o calendário institucional que a todos condiciona.
Quero agradecer a todos os que colaboraram desinteressadamente nesta realização. Quero agradecer aos representantes da Comunicação Social que deram a esta Feira um alto relevo.
Quero agradecer à Câmara Municipal, na pessoa da Senhora Vereadora, Senhora D. Maria da Conceição Jardim Pereira, a confiança que em mim depositou. Também quero testemunhar a honra que tenho em ter sucedido nesta missão ao Dr. Paulo Henriques. E quero evocar a memória de um ilustre mestre e amigo que está na origem desta Festa – o Dr. Rafael Salinas Calado – a quem a cerâmica portuguesa tanto deve. Empenhar-me-ei em que próxima edição desta Festa faça do seu papel uma justa evocação.
Quero por fim, lembrar que esta Festa tem como artista convidado mestre Ferreira da Silva e que no dia 26 de Setembro aqui marcamos encontro para homenagear este grande nome das artes portuguesas contemporâneas e nos congratularmos com as suas criações mais antigas ou recentes.

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

Caro João Serra
Tenho vindo a observar atentamente todos os post sobre a Festa da cerâmica. Como conhecedor limitado no saber, mas a quem apraz ver todas as Manifestações Artísticas, para mais na sua cidade natal. Tudo o que dizes e mostras está guardado em mim como estudo entre o passado, o presente e o futuro da Festa da cerâmica na nossa Cidade.
Um abraço amigo
João Ramos Franco

Isabel X disse...

Gosto de ver que logo ao terceiro dia de festa, já o seu organizador, para além de agradecer a quem o acompanhou neste realizar de projectos de grande valor que sempre o caracteriza, está já a pensar na próxima festa, daqui a dois anos. Muitas felicidades, João!
- Isabel X -