segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tendências


A revista Foreign Policy publicou em Setembro um dossiê especial intitulado “The Future Is Now”( o futuro é agora). Enuncia nove tendências para o futuro:
1. A tecnologia vai viver a sua própria vida: será omnipresente, as máquinas serão cada vez mais fortes e inteligentes.
2. As “micromultinacionais” vão governar o mundo: as maiores inovações serão provenientes de pequenas empresas.
3. Tudo será demasiado pesado para ser destruído: dada a interconexão crescente de países, de cidades, de sistemas económicos, etc., os sistemas serão cada fez mais poderosos, mas os impactes em caso de crise serão igualmente mais elevados.
4. O mar da China do Sul será o centro de conflitos do futuro, nomeadamente por causa de China que tentará impor-se na região.
5. Preparem-se para a democratização da destruição: armas cada vez mais poderosas estarão ao alcance de actores considerados perigosos, quer se trate de países quer de terroristas ou piratas informáticos.
6. As características da economia mundial vão mudar radicalmente: as crises e o desordem tornar-se-ão a norma.
7. A América, e não o Médio Oriente, será centro mundial da energia: os países do continente americano investiram massivamente nas tecnologias energéticas, ao passo que o Médio Oriente corre o riso de ser confrontado com uma instabilidade politica permanente.
8. O mundo será cada vez mais povoado, sobretudo de pessoas idosas: o envelhecimento demográfico abrangerá tanto países ricos como países em desenvolvimento.
9. Os problemas e as soluções serão cada vez mais mundiais: o peso dos Estados diminuirá na medida em que o das organizações regionais e internacionais vai aumentar.

Bibliographie prospective. Bulletin mensuel de bibliographie sur les études prospectives del’association Futuribles International. Octobre 2011 - N° 97

Sem comentários: