sábado, 5 de setembro de 2009

Soares

Da entrevista de Mário Soares a Ana Sá Lopes, no I, de hoje.

O PS cometeu erros que levaram a esta situação?

O próprio Sócrates reconheceu que cometeu erros. Todos os políticos cometem erros. Mas fez muitas coisas, com muita coragem e determinação. É um homem sincero, que acredita naquilo que está a fazer, que tem
vis política realmente. Tem sido atacado, como ninguém foi, neste país, antes dele.

Os resultados eleitorais são uma incógnita...

Acredito no bom senso do povo português. Tem revelado ter muito bom senso, mesmo quando me fez perder algumas eleições (risos).

Acha que é possível repetir a experiência do bloco central?

Não, neste momento não tem sentido nenhum. Agora, se o eleitorado der, e eu acho que não vai dar, uma vitória ao PSD, isso levar-nos-á a um descalabro que vai custar muito caro ao país e à esquerda em particular.

Uma vitória do PSD poderia abrir uma crise?

Abria uma crise violenta. Toda a esquerda, que é sociologicamente maioritária, estaria a manifestar-se contra o governo. É estranho que um país que tem 55 ou 60 por cento de maioria de esquerda possa ser governado pela direita, que é minoritária, mesmo que ganhasse neste momento as eleições.

Enquanto Presidente da República alguma vez se sentiu escutado?

Não, nunca me senti escutado.

Saíram umas notícias recentes, vindas de Belém, que sugerem suspeitas de escutas...

Já sei, mas não vou entrar por aí. Isso é baixa política, desculpará. Pode ser justo criticar o governo, pode ser justo dizer que o governo é mais arrogante ou menos arrogante, mais dialogante ou menos dialogante, mas não se pode dizer que o governo está a asfixiar a democracia portuguesa! Isto só pode ser dito por quem nunca viveu em ditadura, ou não sabe o que foi a ditadura, a Polícia Política, a censura, as perseguições e o livre-arbítrio. Mas a verdade é que hoje todos podem dizer o que quiserem. Com perfeita impunidade. Dizem que não há liberdade em Portugal? É fácil. Em ditadura nunca o fariam, nem os que têm idade para isso o fizeram.... Será que é preciso passar seis meses sem democracia, em Portugal, para melhorar a situação? Foi assim que Salazar começou e ficou no poder 48 anos! Cuidado! Quem for dessa opinião não é inocente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Li a entrevista do Dr. Soares e não deixei de sentir incómodo e estranheza.
De acordo com o Dr. Mário Soares quem nunca viveu em ditadura ou gritou contra ela, não tem o direito de protestar quando vê a liberdade ser beliscada, mesmo ao de leve que seja! Parece que a ditadura de Salazar é a medida da liberdade ou falta dela, quando se ouve Soares desculpar os ataques à imprensa na Venezuela, ou os processos contra jornalistas, só porque ainda não se atingiu o grau censório daquele!
Mais estranho é ver Soares rejeitar Marx e advogar as teses económicas da doutrina social da Igreja. Sempre teria valido a pena e poupado muito sofrimento, se os políticos lessem mais as encíclicas papais, para não lhes vir dar razão somente 118 anos depois!
João Silva