quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O lugar do Presidente

Não gostei de ver o Presidente a esgrimir, em solene comunicação ao País, contra "altos dirigentes do Partido do Governo". Sinceramente, por muito respeitáveis que estes sejam, o Presidente tem outros interlocutores: o parlamento, o governo e o primeiro-ministro, os partidos políticos. Também não gostei das palavras do Presidente. Argumentativas, interpretativas em excesso para defender posições numa discussão com mais ruído que som. Na crise, há que preservar a palavra do Presidente que os cidadãos precisam seja de orientação e de estímulo. Também não gostei da oportunidade escolhida pelo Presidente. Se só depois das eleições é que pretendia falar, porque é que não respeitou a campanha eleitoral para as autarquias? Finalmente, não gostei de ver tratadas na praça pública questões de segurança do Estado. Se o Presidente tem dúvidas sobre matéria tão sensível, deve procurar o seu esclarecimento e só tornar públicas as conclusões.
Por momentos, o Presidente parece ter abandonado o seu lugar próprio, para entrar na controvérsia política, ter descido da sua posição arbitral para entrar no jogo das pressões sobre os jogadores.
Um mau prenúncio para os tempos que aí vêm.

3 comentários:

Isabel X disse...

Ah! Cá está o que eu esperava: o presidente!
É que apesar da legitimação dos votos, não é presidente quem quer... ou, sequer, quem se candidata e ganha!
O João que tão "candidamente" tinha exortado o PS, há uns post atrás, a ajudar o presidente a concluir bem o seu mandato (por sorte só se referiu a um mandato...), está agora, ou parece, desiludido. A culpa é sua, devo dizer: só se desilude quem manteve ilusões!
De resto, concordo com tudo o que diz agora, e lamento que o presidente do meu país se coloque a si mesmo a este nível! Portugal não merece...
- Isabel X -

João Ramos Franco disse...

Meu Caro João Serra
O Presidente devia ter esclarecido o Cidadão Comum, o que não foi feito, este para mim é o erro principal.
1º - Quando os Deputados do PS falaram dos assessores de Belém colaborarem no programa do PSD, comentaram uma notícia que se podia ler site desse partido e publicada nos jornais.
2º - O problema das escutas é provocado por email do qual consta o nome de um assessor da Presidência, o qual é publicado na imprensa diária.
Nenhum dos factos foi citado no do Sr. Presidente, para clarificar que o PS nada tinha a ver com a origem do noticiado, pelo contrário, tudo tinha sido pura manipulação jornalística.
Por o que acabo citar, estou absolutamente de com as tuas palavras: “Por momentos, o Presidente parece ter abandonado o seu lugar próprio, para entrar na controvérsia política, ter descido da sua posição arbitral para entrar no jogo”.
Um abraço amigo
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Tudo isto se teria evitado se as pessoas que votaram Mario Soares votassem Manuel Alegre (como eu) por isso embora triste com o sucedido posso dizer «Agoram aturem-no, foram vocês que o mandaram vir» a) José do Carmo Francisco