sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Caminhada de Culturas

Fotografia de Luisa Ferreira
TODOS caminhada de culturas
é um projecto para o Martim Moniz e para os seus habitantes.
TODOS caminhada de culturas
é um projecto para a Cidade descobrir que é possível viajar pelo mundo sem sair de Lisboa.
TODOS parte da certeza de que é possível criar um projecto cultural, transdisciplinar e internacional, num dos bairros mais "opacos" de Lisboa.
É desta dificuldade que é feito este programa singular. Uma singularidade que resulta do contacto que foi possível realizar com a vivência pública e privada do bairro.
TODOS é um programa artístico que apresenta espectáculos - de música, dança e teatro, filmes documentários, exposições e experiências que espelham, redimensionam, celebram e reconhecem a realidade multicultural existente no bairro, de 10 a 13 de Setembro.
Conseguimos encontrar aqui o mundo inteiro, mergulhar num Portugal profundo, e, em simultâneo, viajar para os quatro cantos do mundo.
Uma caminhada para o cruzamento dos povos que habitam a cidade e que são também afinal lisboetas.
Seja feliz no Martim Moniz.
Nos dias 10 a 13 de Setembro 2009 vamos TODOS ao Martim Moniz.


Mais informação
aqui e aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Li com muito apreço a comunicação proferida pelo Alto Representante das Nações Unidas Para a Aliança das Civilizações, Dr. Jorge Sampaio, na Conferência “Nós e os Outros- os desafios do diálogo intercultural”.

Disse o Dr. Jorge Sampaio:
“…. Quero deixar aqui um apelo. É que cada um ao seu nível promova uma nova atitude que, a meu ver, é indispensável se quisermos construir um futuro sustentável para Portugal.
Uma nova atitude em relação aos nossos concidadãos, sejam eles de que origem forem, à nossa sociedade, à diversidade que ela reveste – nas escolas, nos locais de trabalho, no bairro, no prédio.
Uma nova atitude na partilha do espaço público, em que convivem sempre mais e diversos grupos étnicos, culturais e religiosos.
Uma nova atitude em relação à nossa identidade singular e colectiva, aos valores que a talham, às componentes que nela se entrelaçam de forma dinâmica e aberta.
Uma nova atitude também em relação ao que a democracia e a igualdade de direitos e liberdades significam em termos de responsabilidades e de respeito mútuo quando aplicadas a este contexto de crescente diversidade cultural.
Uma nova atitude, por fim, em relação à forma de estar na nossa aldeia global, em que nada está totalmente isolado e em que o destino da humanidade se joga.”…..

Saúdo o Autor do blog pelo seu post,um apelo à participação cívica em “TODOS-Caminhada de Culturas” iniciativa que exorta aos valores da Cidadania pela Inclusão.
MV