quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O jantar que encerrou a Festa

Tardiamente embora, devo testemunhar o momento alto com que se encerrou a Festa da Cerâmica 2009, nas Caldas da Rainha: o jantar "Um prato para cada prato", concebido e organizado pelo Professor António José Xavier, no âmbito do Curso profissional de Turismo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
A ideia era simples mas trabalhosa de executar. O êxito dependia de um conjunto de factores difíceis de conjugar: a atenção do designer da comida, a disponibilidade dos fabricantes de louça de mesa, a qualidade e adequação dos vinhos, o ambiente do restaurante, o bom espírito dos inscritos para o jantar.
O que aconteceu teve todos os ingredientes de uma inovação. Combinaram-se de forma criativa os elementos tradicionais de uma refeição e integrou-se o evento plenamente na Festa da Cerâmica.
Apetece fazer preceder a edição de 2011 desta Festa de um concurso de ideias sobre eventos criativos. Talvez o Professor António José Xavier aceite ajudar a preparar tal concurso.

5 comentários:

Isabel X disse...

Qual tardiamente! Estamos sempre a tempo...
Nada de mais sofisticado do que a simplicidade!...
Aliás, aquilo que parece mais dificil de alcançar, aquilo que, afinal, mais felicidade nos pode trazer é sempre tão simples...
Viva o Tozé Xavier (o mano) e o João (que sempre distingue o que é essencial).
- Isabel X -

Anónimo disse...

Confesso que adorei....a ideia, nada simples, pelo contrário muito requintada, da associação da cerâmica à gastronomia, da cultura à socialzação, das linguagens interdisciplinares cozinhadas com o bom gosto e a arte.
Foi uma noite exemplar de convívio, partilha e fruição.....
Parabéns a todos e, especialmente, ao Comissário da Festa da Cerâmica.

TóZé X disse...

Não me é fácil comentar palavras tão elogiosas. Para mais, vindas de um amigo, por quem tenho tanto respeito e admiração.
Acerca do jantar, todos os intervenientes contribuíram para o seu sucesso. À ajuda indispensável do CENCAL, juntou-se a disponibilidade das fábricas e da Companhia Agrícola do Sanguinhal. O Chef Ivan Aguilar e o Enólogo Miguel Moteo deram o toque de requinte na apresentação dos pratos e dos vinhos. O Eduardo Sousa, do Cheap'n Chic Café, acarinhou o projecto e tudo fez para o seu sucesso desde o primeiro momento. A minha escola esteve sempre de alma e coração no apoio que lhe era possível. A Dra. Vera Fortes e a minha mulher (Manuela Baroso) foram o meu braço direito nesta organização. O Dr. João Serra, Comissário desta Festa, e primeiro responsável do seu sucesso, acreditou na nossa capacidade de organização e permitiu que este projecto integrasse a Festa da Cerâmica.
O que mais me satisfez neste projecto foi a vasta equipa que nele trabalhou. Sem ela o sucesso teria sido impossivel e é a ela que devemos agradecer.
Quanto à Festa da Cerâmica de 2011, é claro que me sinto entusiasmado com o convite e é claro que estarei disponível com todos os meus alunos de Turismo da ESRBP para o que for necessário. Obrigado João Serra.

Rui disse...

Achei a ideia esplêndida e só por razões muito... "prementemente familiares" não pude ir. Despertou-me a maior curiosidade ver como os cozinheiros interpretariam os pratos. Ouvi dizer que o resultado foi totalmente conseguido e que a criatividade foi risonha. Arte degustativa e especialmente efémera, infelizmente. Mais uma vez, a arte saboreia-se, coisa que é sempre devida.

ivan disse...

espero que tenham realmente gostado do jantar como um todo. iniciativas diferentes não são necessariamente fáceis de se concretizar, mas na prática, com mais esse caso, podemos ver que boa disposição vale muito!!!

ivan fernandes