sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A uma só voz

Como ontem fui ajudar 20 mil portugueses, na sua maioria tão idosos como eu e os próprios cantautores, a escutar (curiosa palavra!)  José Mário Branco, Sérgio Godinho e Fausto Bordalo Dias e fiquei muito cansado, não prestei a devida atenção à formação do novo Governo. Apenas percebi que o Primeiro Ministro se mantinha e que o plano de vacinação da gripe não sofreria descontinuidades. O que me tranquilizou. Só agora, depois de uma manhã de aulas e de uma tarde de júri de concursos, pude espreitar a composição do Executivo. Confesso que as novidades, tirando os casos que desconheço, as considero positivas: Santos Silva na Defesa, Alberto Martins na Justiça, Gabriela Canavilhas na Cultura, Vieira da Silva na Economia, Helena André na Solidariedade, Isabel Alçada na Educação, Jorge Lacão nos Assuntos Parlamentares. Vamos esperar agora pelas equipas de secretários de Estado.
Ah, é verdade, fiquei muito cansado ontem não apenas, nem principalmente, por causa da distorção do som do Campo Pequeno (ironia da situação: a primeira vez que entrei em tão vetusta praça e logo ela me pareceu tão pequena mesmo), mas porque o concerto produziu uma verdadeira "fusão" das vozes e das canções. Foi muito difícil distinguir qual era a canção de quem. Cantaram a uma só voz.

1 comentário:

Isabel X disse...

Fico perplexa: o João, que trabalha sem cessar, sem se conceder a si mesmo o mínimo descanso, e sem se queixar, julgo, de cansaço, vem confessar-se por duas vezes cansado neste post!
E porquê? Por ter ido assistir a um concerto, actividade qu é tida pelo comum dos mortais como de lazer...
Cansado mas satisfeito, pelo menos com o governo! (Concordo consigo quanto às três ministras que destaca).
Já quanto à "fusão" das vozes dos cantores, deve ter sido mais gratificante do ponto de visto simbólico - "Cantaram a uma só voz" - do que do efeito sonoro produzido, atrevo-me a deduzir.
- Isabel X -