quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Saramago e a Igreja Católica

O homem cultiva com um módico de imaginação o estilo "provocador". O sucesso, porém, está garantido. Há sempre um bispo que reage às suas observações simplistas e arrasta um coro de exaltados que não leram nada nem ouviram nada. Como se explica que uma instituição tão segura do seu prestígio e influência ancestrais se deixe assim perturbar?

9 comentários:

Isabel X disse...

Pois é... tanto mais que Saramago, desta vez, segundo as suas próprias palavras, não visava católicos mas judeus! Até impedem o nobel de diversificar de alvo, como era sua vontade.
- Isabel X -

Paulo G. Trilho Prudêncio disse...

Viva.

Este pequeno texto fez-me rir com vontade. Obrigado.

Abraço.

Xico disse...

Qualquer pessoa de bom senso se deve perturbar quando um prémio Nobel revela tamanha ignorância.
Como já vi escrito, as frases de Saramago estiveram ao nível de um taxista racista a falar dos "pretos".
Não falo do livro óbviamente.
E sinceramente não vi a igreja perturbada, muito pelo contrário. Ouvi padres na tv elogiar o livro e Saramago.
O que vi foi jornalistas à cata de perturbações e títulos como "Igreja ataca Saramago" como se não tivesse sido o contrário.
A liberdade de expressão deverá permitir que se chame ignorante a Saramago. Ou será ele uma vaca sagrada?

João Ramos Franco disse...

Caro João Serra
A realidade é que a Biblia é um relato escrito por homens sobre um deus desconhecido... Mais uma vez se coloca a questão, o Homem e os Mitos que criou?...
Um abraço
João Ramos Franco

Isabel X disse...

Quando pressionados pelos jornalistas a pronunciarem-se sobre o assunto e, em coerência com a doutrina que professam, aos bispos caberia disponibilizarem-se para rezarem por Saramago, pedindo a Deus que o ilumine.
Não cabe a um cristão julgar o próximo. Além disso, uma obsessão tão grande pelos temas religiosos por parte de Saramago só pode significar uma forte vontade íntima de conversão.
Há sempre esperança, nós é que julgamos tudo saber sem nada sabermos.
A haver Deus, tanto amará crentes, como agnósticos, como ateus, porque, nesse caso, insondáveis serão os seus desígnios e os caminhos que a Ele conduzem.
- Isabel X -

Mariana disse...

deixa porque o que saramago diz é verdade e a verdade que todos sabemos. claro que existe nos cultos um teologo que explica que não é mas é... nos cultos, eroditos etc e tal...coisa que como sabemos saramago não o é. e até precisa da provocação para vender os seus livritos.
xico, eu sou ateia levo a torto e a direito sem a minima consideração de pessoas como você mas sou infinitamente misericordiosa.

Rui disse...

"uma obsessão tão grande pelos temas religiosos por parte de Saramago só pode significar uma forte vontade íntima de conversão"

Só pode ser uma de duas coisas: ou é isso que suspeitas ou é aquilo que ele não se cansa de dizer. :)

Xico disse...

Cara Mariana,
"leva a tordo e direito de pessoas como você".
Julgo que não dei a tordo e direito a ninguém por causa de suas crenças ou descrenças. Nada disso esteve em discussão ou debate.
A Bíblia, tal como a Ilíada é um livro onde se relatam horrores e não deixa de ser um livro maravilhoso, um e outro. Não me parece que nenhum ser culto, possa criticamene, o contestar, mesmo discordando de muito do seu teor. A Bíblia, do ponto de vista intelectual, cultural e civilizacional, não merecia um destrato de Saramago, nem nós independetemente da crença. Um livro que inspirou das mais belas obras de arte da cultura ocidental (a paixão de Bach, o messias de Haendel ou a capela sistina) merecia melhor critica da parte de um intelectual. Se Saramago quer dizer que lá se aprende que por vezes Deus é cruel, ou assim os homens o fazem, estamos todos de acordo e não vi ninguém discordar, mesmo dentro da igreja. O problema é que Saramago é ele próprio sagrado em certos meios...mas isso é outra conversa.

mariana disse...

Xico, aceito o que diz porem as obras de arte foram aquelas porque quem tinha dinheiro era a igreja e o talento não tem crença. a musica claro que é belissima como belissima é a musica de varios autores de java oeste entre muitas outras.
já agora devo dizer que na minha modesta opinião a maioria da população mundial desconhece a existencia da biblia... embora eu reconheça-a como patrimonio de todos e fundamental na cultura ocidental.
saramago para mim não é sagrado mas sou grata pelo prazer que me deu ler alguns dos seus livros.