quinta-feira, 2 de abril de 2009

Desculpe a pergunta, mas sabe quem são os 20?

O G-20 é constituído pelos Ministros das Finanças e Governadores de Bancos Centrais dos seguintes 19 países:
Africa do Sul
Alemanha
Arábia Saudita
Argentina
Austrália
Brasil
Canadá
China
Coreia do Sul
Estados Unidos
França
India
Indonésia
Inglaterra
Itália
Japão
México
Russia 
Turquia
O vigésimo membro é a União Europeia, representada pelos Presidentes do Conselho e do Banco Europeu.

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

Somente para que não haja confusão, existe um outro grupo de mesmo nome, porém formado somente por países em desenvolvimento, que lutam para ter suas reivindicações ouvidas na Rodada de Doha.

Por meio da liberalização do comércio mundial, a intenção era diminuir as barreiras comercias entre países em desenvolvimento (como o Brasil, Índia, China e África do Sul) e os desenvolvidos (Estados Unidos e União Européia).

As negociações receberam o nome de "Doha", capital do Qatar, por ter sido promovido nesta cidade o primeiro encontro entre os representantes de países, para discutirem a abertura do comércio mundial.

O que faz desta reunião complexa e problemática são os interesses distintos entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Enquanto os emergentes brigam pela abertura do comércio de produtos agrícolas, os países ricos querem aumentar as exportações de produtos industrializados. Em outras palavras, ambos querem abertura de mercado, mas ninguém dá o primeiro passo.

Vale a pena lembrar que, no início, o principal objetivo da rodada de Doha era ajudar no desenvolvimento de países pobres, combatendo a fome e a miséria. Beneficiados com a diminuição dos subsídios agrícolas, estes países poderiam aumentar as exportações.

Pode-se dizer que um dos motivos do atual fracasso da rodada de Doha está nas divergências políticas dos países, o que contradiz a idéia original das negociações. Os bons resultados dependem, invariavelmente, de sacrifícios multilaterais e, até que isso aconteça, os países mais pobres continuarão em desvantagem.

João Ramos Franco