segunda-feira, 22 de setembro de 2008

No alfarrabista (I)

Pequena mas interessante colheita: um número [3, 1947] da revista Formes et Coleurs, Revue Internationale des Arts, du Gout et des Idées, editada em Lausanne, dedicada ao tema O Mar ["Hauts Lieux Méditerranéens", "Le Navigateur et le Ciel", "Le Nu et la Mer", "La Mer et le Génie Anglais", etc.], 6 números da revista A Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação [1952-1955].


Cerâmicas de Vitor Palla
[A Arquitectura Portuguesa..., nº 3/4, Abril de 1953]




















Henri Matisse, "Devant la Mer" [Formes et Couleurs..., 3-1947]

5 comentários:

Maria Monteiro disse...

Se me permite, gosto particularmente deste "Devant la mer" de Matisse.

Isabel Esse disse...

Existiam duas "colecções" neste Blog: uma de mulheres à janela e outra de mulheres à beira-mar. Neste quadro fundem-se as duas. Não há o receio de restringir tanto o tema que acaba a colecção? Haverá suficientes mulheres à janela a ver o mar?
É que nós gostamos de ver os quadros, aqui preguiçosamente sentados, não queremos que acabe a exposição. João Jales

João B. Serra disse...

Estes temas parecem inesgotáveis na pintura ocidental dos últimos séculos, em particular do XX. Há alguns quadros que fundem as duas situações: mar e janela. Na fase anterior deste blog referenciei com particular ênfase "Muchacha a la ventana" de Dali.

tr3nta disse...

Bom dia ando buscando desde algum tempo um artigo na revista "arquitectura portuguesa e cerâmica e edificação" n.3/4 de 1953 - "milagre em faro"

Gostaria de saber se tem este numero e artigo em suas mãos e se me poderia scanear e enviar dito artigo.

Perdoe-me ser tão directo mas há bastante que o procuro e sem sucesso.

Apresento-me:
O meu nome é Cláudio da Cruz Freitas e estou elaborando uma tese de doutoramento (em Madrid) sobre a arquitectura moderna no Algarve e em particular sobre a obra de Gomes da Costa.

obrigado pela sua atenção.

o meu mail é:

tr3nta@gmail.com

João B. Serra disse...

Claudio Freitas,
Adquiri efectivamente o nº 3/4 da revista Arquitectura Portuguesa e Cerâmica e Edificação.
Não há nela porém nenhum artigo intitulado Milagre em Faro.
Há sim 4 páginas dedicadas a um projecto do arquitecto Gomes da Costa sob o título "Milagre em Loulé"