domingo, 21 de setembro de 2008

15 de Setembro

É certo que os ritmos de vida e trabalho se diversificaram e os calendários se comprimiram. Mas os professores sempre se regem por anos lectivos e 15 de Setembro assinala um novo ano.
O que eu andei ... nasceu dentro da Cidade Imaginária [www.cidadeimaginaria.org]. Ganha hoje autonomia, sem cortar as ligações com o sítio onde nasceu. É por isso que este primeiro post recupera o último do seu local de origem:

Yesterday (na cidade imaginária ouvem-se os Beatles e identificam-se imagens)

Alan Aldridge coordenou em 1969 e 1971 a edição de dois volumes sob o título The Beatles: Illustrated Lyrics. A obra é constituida pelos poemas das canções cantadas pelo grupo acompanhadas de imagens alusivas. Na página 87, "Yesterday", uma composição de Paul McCartney, é ilustrada com uma fotografia de David Bailey (fotógrafo inglês, nascido em 1938, que registou imagens dos Beatles e de outras figuras muito conhecidas, tendo inspirado a personagem do fotógrafo de moda do filme "Blow-up" de Antonioni (1966). Bailey associou "Yesterday"(originalmente Scrambled Eggs) a um prato com um ovo estrelado que fora utilizado como cinzeiro. A fotografia foi também publicada por Luis Pinheiro de Almeida e Teresa Lage, Beatles em Portugal (Assirio & Alvim, 2002, p. 32). Estes autores contam que Paul McCartney esteve em Albufeira em Maio de 1965, onde terminou a composição de "Yesterday", que viria ser gravada em 14 e 17 de Junho do mesmo ano. Não informam, porém, se a fotografia foi tirada durante esssa estadia. O livro de Aldridge (que consultei por empréstimo de João Jales) também não identifica o local onde foi realizada. Mas há particularidade da imagem que merece destaque: o prato, uma peça de faiança branca que foi produzida pela Fábrica Secla das Caldas da Rainha.

6 comentários:

Maria Monteiro disse...

Parabéns ao "O que eu andei..."!
Já era hora desta autonomização.
Faz todo o sentido, como se pode e poderá vir a compreender.
Vou segui-lo o mais que puder.

João B. Serra disse...

Obrigado pelo seu comentário. Espero que o resultado não desmereça os ensinamentos e a perseverança da professora.
Depois das palavras de estímulo, preciso das de crítica.

Maria Monteiro disse...

Muito obrigada!
Estarei atenta! ;-)

Isabel Esse disse...

Comentar Beatles é irresistível para um viciado como eu... Aparentemente esta imagem (de que não gosto,embora reconhecendo a sua eficácia simbólica) foi apenas realizada para o livro, nunca tendo sido utilizada em nenhum produto relacionado com a canção Yesterday. Penso pois que será de 1968 ou 1969 e não contemporânea da célebre composição de McCartney (1965), que continua a ser a canção com mais versões gravadas e mais vezes tocada e radiodifundida no Mundo. À frente de Garota de Ipanema, mas, como explicava Tom Jobim, "os Beatles eram quatro...".

Anónimo disse...

É interessante o pormenor do prato. Na verdade a SECLA, fê-los aos milhares, durante anos. Deve tê-los exportado para todo o mundo.

João B. Serra disse...

Tem razão quanto aos milhões destes pratos que a Secla produziu e exportou, durante pelos menos duas décadas.
Obrigado João pela nota sobre "Yesterday". Não é para aí que vão as minhas preferências, mas é curioso saber que é a canção mais popular dos Beatles.
Como há um "submarino amarelo" a comentar o post de ontem, não há dúvida que os Beatles fizeram uma entrada em força neste blog.