domingo, 6 de janeiro de 2013

E o Porto aqui tão perto...





3 comentários:

Isabel X disse...


Edifícios deixados para trás. Vestígios.

Gato na areia. Felino e sem rosto.

Paisagem natural com ponte e pormenor técnico algo obsoleto.

- Isabel X -

Isabel Soares disse...

Ao espreitar o seu espaço, deparei-me, mais do que uma vez, com esta rubrica “E… aqui tão perto…”

Que se passa? Saudades de um local? Saudades de alguém? Sente-se preso a um espaço? Não consegue vencer a inércia? Está com pena de si?

Há muito tempo, a minha amiga Zinda, com quem trabalhei vários anos e teve a bondade de me ajudar a carregar momentos muito amargos de vida, enviava-me um bilhetinho que há dias encontrei dentro de um livro. Dizia: “Hoje não me apetecem aulas. Apetece-me ir ao Porto beber chocolate quente”. Respondi: “Quem tem massa vai ao Porto; quem não tem fica em casa. Põe-te a mexer que eu ofereço o esparguete para beberes o chocolate pela palhinha.”

Digo-lhe a si uma coisa semelhante: Pare de suspirar. Programe-se. Tem saudades do Porto? Vá, nem que seja de noite; respire o ar e volte. Tem saudades dos amigos? Agende com eles. Da meia-noite às sete da manhã há muitas horas. Se não dormirem uma noite não morrem. Ah! E também lhe ofereço uma massa esparguete para tomar o drink de forma diferente.

E agora, zangue-se comigo (como é costume), mas mexa-se. O imobilismo que esta rubrica transmite nem vai com a imagem que tenho de si. Será que o conheço assim tão mal?

S. J. disse...

Por ordem crecente:
1. "Natura e cultura".
2. "Gato que brincas (...)" .
3. "Abyssus abyssum"
4. "À janela com Hopper"?

Têm em comum o serem todas elas imagens poéticas, porque inusitadas e inquietantes, autênticas e fabricadas, desse Porto aí tão perto.