quarta-feira, 13 de maio de 2009

Raul Proença

25 anos depois, regresso à Escola Raúl Proença para participar, com a colega Celeste Custódio, num colóquio sobre o pensamento político e educativo do seu patrono, moderado por Isabel Xavier (que soma à condição, hoje, de colega a, bem mais penosa - para ela -, de antiga aluna). Nenhum dos presentes - excepto, creio, o Dr. Mário Gonçalves, à época Director do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha - tomou parte na sessão solene em que o Ministro da Educação, Prof. José Augusto Seabra, descerrou o medalhão que passou a assinalar na Escola Secundária das Caldas da Rainha o nome do coordenador do Guia de Portugal. Uma geração nos separa desse momento que assinalou também uma viragem na intervenção intelectual na cidade. Há 25 anos participei nessa aventura, hoje estive presente na passagem de testemunho.

2 comentários:

Isabel X disse...

Penosa? Onde é que foi buscar essa ideia? Será que lhe é penoso ser meu antigo professor?
O que deve ser dito é que a sessão de ontem foi magnífica! Hoje todos o que estiveram presentes se manifestavam encantados com o que aprenderam sobre Raul Proença, de quem tanto pronunciam e escrevem o nome e de quem, afinal, pouco ou nada sabiam!
- Isabel Xavier -

N. Marques disse...

Obrigado pela oportunidade de melhor conhecer o português que, talvez à sua revelia, cedeu o nome à escola que todos os dias acolhe centenas de pessoas unidas por uma preocupação que, essa sim, lhe seria cara: melhor saber.