sexta-feira, 1 de maio de 2009

Notícias da gripe: as perguntas

Continuo a ler na imprensa mundial as notícias da nova gripe. Continua por explicar o motivo pelo qual se morreu de gripe mexicana no México. Continua por contabilizar qual o número exacto de mortos com a nova gripe relativamente ao total de mortos por gripe. 
A gripe que chega à Europa todos os Invernos atinge cerca de 20% da população. Essa gripe não é pandémica? Chega todos os anos, todos os anos é combatida com a vacina preparado em função do virus do ano anterior, mas não é considerada pandémica. Porquê?
Todos os anos se morre de gripe na Europa e no Mundo. Li que cerca de 40000 europeus morrem por ano de gripe. Parece um número suficientemente expressivo para encarar a gripe normal como um sério risco para a saúde pública. E, no entanto, além da vacina aconselhada (mas não obrigatória) para os grupos de risco, o que se prescreve ao paciente que experimenta os sintomas da gripe é que tome um analgésico ou um antipirético e sobretudo se recolha em casa e descanse dois a três dias.
Por outras palavras: há razões para crer que esta nova gripe é mais mortal que as anteriores? Até à data, ninguém respondeu a esta questão. Mas não há evidência que o comprove, nem mesmo no México. Parece que esta gripe tem uma capacidade de propagação mais rápida, mas também esse aspecto teria de ser comprovado. Se o virus sobrevive apenas 48 horas fora do meio favorável, em que que é que essas 48 horas diferem de outros virus de gripe?
Claro que 48 horas dão para viajar de avião. Sempre deram. Todos os virus que sobrevivam mais de umas horitas podem viajar de avião...
Em suma: a OMS conclamou o que chamou pré-pandemia. Ou seja, abriu a caixa da Pandora da pandemia. E depois apelou a que não entrássemos em pânico. Com franqueza!!!
E se em vez de entrarem neste perigoso jogo cuja regras são as do espectáculo mediático, respondessem objectivamente às perguntas que devem ser colocadas? 


À espera da gripe: armazém de Tamiflu no Reino Unido.

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

Já fiz buscas na internet tentando encontrar uma resposta que me esclareça e o resultado é igual ao que colocas.
Talvez se nos esclarecermos com um Médico amigo fiquemos a saber mais?
João Ramos Franco

L. Pereira disse...

Quantas pessoas, apenas no México, terão morrido na última semana em consequência de uma acidental queda de uma escada? Seguramente mais do que todas as que morreram em todo o mundo em consequência da novel gripe. E no entanto,...