quinta-feira, 26 de março de 2009

Ventura Terra

Excelente exposição sobre a obra de Ventura Terra (1866-1919) organizada pela Assembleia da República para assinalar a inauguração das obras da sala das sessões.
Arquitecto do ecletismo, deixou trabalhos em Lisboa, Funchal, Esposende, Caminha, Porto, Gaia, Salvaterra de Magos, Coimbra. Cascais, Viana do Castelo.
Em 1895, um fogo destruiu parcialmente o edifício do parlamento, atingindo em especial a sala das sessões. Ventura Terra ganhou o concurso público da reconstrução. Esta obra ficou concluída em Janeiro de 1903.
Ventura Terra não escondia as suas preferências pela República. Do espólio do arquitecto, patente na actual exposição, figura uma carta datada de 21 de Agosto de 1910, na qual o arquitecto se dirige ao irmão, no Brasil, nos seguintes termos:

"Caríssimo mano António
Caríssimo compadre
Caríssimo amigo
Cidadão!
Saúde e República é o que do coração te desejo, em companhia de todo esse nosso povo"

3 comentários:

Anónimo disse...

Que calorosa e bela saudação.
A FORÇA dos ideais e da convicção!
MV

João Ramos Franco disse...

A palavra "Cidadão!", como o ponto exclamação faz pensar que quem a escreve, está bem consciente dos deveres e direitos da Cidadania.
João Ramos Franco

Anónimo disse...

Os dois últimos posts possibilitam a convocação de um amigo que tem dedicado os últimos anos à requalificação dos espaços noticiados(Assembleia da República e a Mouraria).Claro que não estou a falar do Ventura Terra, refiro-me do Engº. Pedro Ribeiro.A ele devo a excelente oportunidade de conhecer o laborioso e inovador trabalho realizado por Ventura Terra no edificio da AN, concluído poucos anos antes da implantação da República, destacando as excelentes fotografias da época que documentam a obra; também a magnifica obra de engenharia(Ferro e Vidro)aplicada e, no que se refere à requalificação dos Bairros Populares, de que se destaca o da Mouraria, a incapacidade de se ter ido mais longe.
Aproveito, assim, a oportunidade de agradecer aos "dois amigos caldenses", a actualidade das suas intervenções e a continuadada militância pelas causas comuns.
NB