sábado, 7 de março de 2009

Tempo de quem colhe

Hans Christiansen, L'Heure du Berger, 1898 (Litografia)

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

Depois de ler a biografia de Hans Christiansen penso partilha-la é o melhor que posso fazer:

Hans Christiansen é considerado um dos principais expoentes do alemão Jugendstil. Christiansen do artesão e trabalhos gráficos tiveram uma influência significativa sobre a arte do tempo. O trabalho do artista versátil reflete o tema central de uma completa renovação do estilo através de uma síntese da arte e da vida como nenhum outro. Após a sua aprendizagem como pintor decorativo em Flensburg 1881-1885, Christiansen passei dois anos trabalhando em uma loja de moveis Hamburgo. Posteriormente ele foi para Munique para estudar. Em 1889 fui Christiansen um estudo sobre viagem a Itália. Em seu retorno lecionou em uma escola técnica em Hamburgo. Ao mesmo tempo, trabalhou como um freelancer decorativos pintor e contribuiu activamente para o 'Volkskunst-Verein', tentando trazer uma reforma com base no modelo das Artes-e-artesanato movimento. Uma visita a Chicago em 1893, durante a qual ele viu vidro obras por Louis Comfort Tiffany, deixou uma impressão duradoura sobre Christiansen. Em 1895, mudou-se para Paris, onde estudou pintura na "Academie Julian" 1896-1899. Christiansen do estilo de pintura e desenho foi influenciado pelos Nabis e os representantes da Art Nouveau francês. Paralelamente a pintura, Hans Christiansen cada vez mais trabalhado com projectos para artesão artesanato. Ele ainda contribuiu para a Munique revista "Jugend". Sua cobertura de desenhos e gráficos publicidade desenhos feitos ele famoso. Em 1898 o artista foi premiado uma cadeira. Christiansen, em seguida, continuou seu trabalho no Darmstadt artistas' colônia, onde permaneceu até 1902. Durante os meses de inverno Christiansen frequentemente ficou em Paris, onde incidiram principalmente sobre artesão artesanato, concentrando-se principalmente na arte têxtil. Desde 1914 o artista retornou principalmente à pintura e escrita a partir de 1918 e ele re-centrada em retratos. Devido ao charme da decoração da Christiansen obras e monotipo, o processo que desenvolveu, ele ganhou grande aclamação como um pintor decorativo na década de 1920. Em 1933 foi proibida a partir de Christiansen pintura. Seu trabalho incluiu artesão wallpaper padrões de design, tapeçaria e cerâmica e modelos de bordados artesanais. Suas pinturas murais e de teto e as janelas de vidro com paisagens e florais imagens, que ele produzido a partir de 1897, caracteriza-se por suas cores brilhantes. Eles também refletem a influência do Japonism e do poster do estilo Mucha e Toulouse-Lautrec