domingo, 29 de março de 2009

Grandela e a Foz do Arelho

Lançamento na Foz do Arelho da 2ª edição revista de Grandela e a Foz do Arelho, da autoria de Vasco Trancoso, com uma interessante participação da população.
Passaram mais de 14 anos sobre a 1ª edição (que foi lembrada aqui), tal como esta patrocinada pela Junta de Freguesia da Foz, mas a obra, remoçada nos conteúdos e no grafismo, continua a desempenhar a função que a fez surgir: recordar a história de um visionário empreendedor que marcou a história do século XX na localidade, tanto nos projectos urbanísticos como na acção educativa.
Verifiquei, na cuidada intervenção do actual Presidente da Junta, que o conhecimento do papel da Grandela entre as novas gerações só foi possível graças ao esforço do Vasco Trancoso que coligiu paciente e generosamente os dados relativos à presença de Grandela na Foz, elaborando com eles uma clara e acessível narrativa, e da associação Património Histórico que com ele trabalhou na respectiva edição.
Parabéns ao Vasco Trancoso por mais este contributo para a história das Caldas da Rainha. Parabéns também à Isabel Xavier, presidente da associação PH, que se empenhou particularmente nesta 2ª edição, e apresentou a obra com referências pertinentes ao quadro ideológico e político do republicanismo em que Grandela se inspirou na sua obra em prol da instrução popular.

4 comentários:

Isabel X disse...

Comemorar o centenário da escola da Foz do Arelho, Escola Bernardino Machado, mas conhecida como Escola Grandela, em justa referência a quem a mandou edificar, é a causa da 2ª edição de "Grandela e a Foz do Arelho", da autoria de Vasco Trancoso. Incluir a transcrição das cartas de Casimiro Freire, responsável pelas escolas móveis, para alfabetização dos portugueses, foi a causa de eu me ter empenhado em conhecer melhor essa História e o significado que assumiu no projecto republicano. Ter sido o João Serra o fundador e responsável pela associação Património Histórico durante os anos decisivos que dignificaram o PH e procurar merecer esse legado, é a razão de continuarmos a trabalhar numa causa que é a nossa e da qual colhemos agora os frutos que fomos antes plantando, sob a sua orientação, de que a segunda edição deste livro é exemplo ilustrativo.
Eu é que lhe agradeço, João, e considero os seus votos de parabéns como um incentivo de valor inestimável!
- Isabel X -

J J disse...

Associo-me aqui aos parabéns ao Vasco Trancoso pela 2ª edição do livro, ao PH por ter proporcionado as duas edições, ao João e à Isabel por tanto se empenharem nesse projecto e às diversas entidades autárquicas e educativas que colaboraram.
Num país como este ter tanta gente de acordo e a trabalhar para o mesmo fim é certamente um sinal da dimensão invulgar de F A Grandela.

Anónimo disse...

Associo-me aos parabéns da Isabel ao João Serra pois os êxitos do PH são sempre afinal os êxitos do seu fundador e grande impulsionador. A produção do PH, ao longo de quase 2 décadas, não seria uma realidade sem a orientação e a "sementeira" sempre generosa do João.
Também está de parabéns a Isabel Xavier pelo seu empenho e envolvimento especial nesta edição (esperamos todos que o seu entusiasmo pela história do ensino em Portugal resulte em futuro trabalho sobre a matéria - sem lhe roubar ainda mais horas de sono).
Uma palavra ainda de elogio ao Quitó sempre disponível não só com o sua habitual qualidade de trabalho mas também pela paciência em "aturar" os minha preocupação com múltiplos pormenores.
Um abraço.
Vasco Trancoso

Margarida Araújo disse...

Esta reedição de roupagem nova é bem o espelho do caminho que o PH foi tendo ao longo dos anos. Trabalho continuado, actualizado e sempre empenhado.
Parabéns a todos. Gostei de ver a Escola cheia, ouvir as palavras do filho do Hermínio de Oliveira (desculpem, não lembro do nome), do Presidente da Junta (que até já tinha lido o livro 3 vezes), do Vereador Tinta Ferreira, da Isabel e do Vasco. O cenário lindo, cheio de fatos de papel, mapas de alimentos e do corpo humano, resultantes do trabalho dos alunos. Esse cenário, para além da adesão da comunidade, e da obra em si, é certamente uma homenagem que perpetúa o sentido da Escola que Francisco Grandela fundou e o sentido de uma vida.
Cá fora no frontão do edifício lê-se "SEMPRE POR BOM CAMINHO".
Um beijo amigo