segunda-feira, 29 de junho de 2009

A República e o General

Em Março de 2004 integrei uma comitiva oficial que visitou a República de Cabo Verde. No Município de Ponta do Sol, Ilha de Santo Antão, enquanto decorriam as cerimónias de boas vindas no terreiro em frente da Câmara, entrei neste edifício e procurei o gabinete do Presidente. A intenção era aproximar-me da varanda e daí obter uma fotografia do conjunto da praça. Levava pois comigo uma pequena máquina fotográfica de bolso. Mas no gabinete esperava-me uma surpresa "histórica". Em lugar de destaque, por detrás da secretária do Presidente, uma fotografia de um general português de origem cabo-verdiana que participara na Primeira Guerra Mundial e um busto colorido da República alusivo ao 5 de Outubro de 1910. Ambos os ícones tinham sobrevivido a dois regimes e atravessado duas pátrias.

1 comentário:

João Ramos Franco disse...

Como é normal, em mim a pesquisa "histórica", fui tentar encontrar o nome do general português de origem cabo-verdiana que participara na Primeira Guerra Mundial. A busca foi infrutífera, pois os três generais que encontrei são nascidos em Portugal e apenas um deles tinha estado em Cabo Verde e pelo consultei é natural de Chaves, chama-se Adalberto Gastão de Sousa Dias e tem um enorme percurso como democrata republicano, os outros são Norton de Matos e Tamagnini. Se não te importares, desvendas mais esta a minha incógnita, para que possa também estabelecer o elo do “dois regimes e atravessado duas pátrias”.
João Ramos Franco