quarta-feira, 17 de junho de 2009

As duas faces do capitalismo

Maurice Duverger - numa passagem do seu livro de 1972, Janus, Les Deux Faces de l'Occident, que muitas vezes citei nas minhas aulas - refere-se, a propósito da crise dos regime liberais das décadas de 20 e 30 do século XX, às manifestações políticas dessa crise: instabilidade, impopularidade dos governos, dificuldade em formar maiorias. A opinião pública tornou-se então presa fácil dos críticos radicais da política e dos políticos, apontando uma e outros como a fonte de todos os males que afligiam os povos. O capitalismo, escreveu Duverger, responsabilizava então os governos pela sua própria impotência, acusando-os de incapacidade de evitar ou resolver a crise de que ele afinal era autor.

2 comentários:

João Ramos Franco disse...

Mesmo após ter lido alguma coisa sobre a obra e quem foi Maurice Duverger, sinto que o meu conhecimento está mais virado para a voz do povo anónimo que ouço falar nos cafés na rua, etc…
E a realidade é que os ouço cada vez mais a afastar-se da política e dos políticos e isto para mim é preocupante.
João Ramos Franco

setora disse...

Olha o Duverger! Bem tive de o estudar quando na escola onde trabalhava me elegeram para "dar" Introdução à Política. Até para o velho ISCTE (novo na altura)fui assistir a aulas para me preparar para a coisa.
Capitalismo como autor da crise - pois, os avanços tecnológicos "abriram-lhe a sepultura" - os robots não compram o que produzem. A solução das bolhas financeira, imobiliária deu no que está à vista.E não parece haver outra bolha para resolver o sistema. Os governos esbracejam. Segue-se o quê?