quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Desagradável, seca, brusca, fria, cruel.

Lisboa, 22 de Janeiro de 1886.

Minha querida Emília

Ontem, depois de passar o dia a pensar em si, levei ainda a noite a sonhar consigo; assim o tempo todo lhe foi dedicado. Se, porém, nos meus pensamentos, tu me apareceste sempre encantadora, minha querida - no sonho apresentaste-te desagradável, seca, brusca, fria, cruel, a um ponto que me fez romper em lagrimas! Os meus prantos todavia, e a vossa "ferocidade", atribuo-os a um "bacalhau de cebolada" comido num covil, a horas tardias, com amigos mundanos.

Eça de Queirós entre os seus. Cartas intimas. Lisboa, Caminho, 2012. p. 69

3 comentários:

Isabel X disse...


Quanta ironia... Tanto mais eficaz quando se referente ao próprio.

Repare-se nas diferentes formas de tratamento do objeto dos sonhos e das vigílias do autor: "pensar em si", "tu me apareceste", "vossa 'ferociodade'".

- Isabel X -

Tia Júlia disse...

"Toda a gente sabe que os homens são brutos (...)
que deixam coisas por dizer (...)
e vêm com rodeios,
vêm com rodeios,
Toda a gente sabe que os homens são feios"
Ricardo Araújo

Anónimo disse...

Significativo (ou nem tanto) é o facto de, após as lágrimas (que, próprias do infante, se afiguram como retrocesso redentor), reaparecer em todo o esplendor dum bacalhau o prosaismo e a boçalidade do redimido.

Chantre