sábado, 24 de novembro de 2012

Amigas de Leiria

Foi nas tertúlias criadas por iniciativa de Acácio Sousa, no Arquivo Distrital, que tudo começou. O interesse pela história - de facto a preocupação com tentar perceber - foi o estimulo que cimentou uma nova teia de relações que me ligou a Leiria.
A Paula e a Nídia (que entretanto descobrimos ter sido minha aluna nos finais da década de 70 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) tiveram aqui um papel crucial, pela sua disponibilidade e gentileza pessoais e rara capacidade de atrair um circuito de temas e pessoas à convivência intelectual.
Conheci mais tarde a Isabel, com a sua vivacidade fascinante, exactamente no contexto de uma homenagem a Acácio. 
Vieram a Guimarães em Junho e procurei sugerir-lhe uma ou duas pistas de visita à Capital Europeia da Cultura. Franquearam-me agora o acesso a um dos seus encontros regulares, num daqueles restaurantes de qualidade de que a cidade tanto se orgulha. O mínimo que posso dizer é que estou consciente do privilegio que me concederam e do afectuoso envolvimento que me dispensaram. Mouito brigado a todas vós.

1 comentário:

Isabel Soares disse...

Querido amigo,
Foi na sequência da disponibilidade, simpatia e afabilidade com que nos recebeu em Guimarães, que pretendemos, num modesto tributo à sua generosidade, mimá-lo por Terras do Lis.
Tê-lo cá, foi um privilégio nosso. Volte sempre.
Isabel