sábado, 11 de setembro de 2010

Coexistência pacífica?

Surgiu um dia destes e nem percebi logo do que se tratava. Não parecia muito activo. Depois começou a crescer, anel a anel, e sentiu-se que estava bem vivo. É um ninho de vespas - "nespas" como diz o meu neto - e está fixado num separador do meu terraço.
Procuro quem me habilite com saberes práticos destas coisas estranhas na cidade moderna. Devo declarar guerra às intrusas? Barricar-me? Munir-me de bombinhas de mau cheiro? Adquirir máscara e luvas de protecção? Chamar reforços? Pedir ajuda no exterior? Em suma, há alguma hipótese de coexistirmos pacificamente no espaço aéreo que partilhamos? Como se estabelece uma linha de fronteira que evite o extermínio, a expulsão, a ameaça de agressão permanente?

4 comentários:

Maria disse...

Que raio de dia para se saber 'invadido' por um ninho de vespas...
:))

Xico disse...

Caro João Serra
Uma coexistência pacífica com tais personagens, num terraço, é mais difícil do que a coexistência entre palestinianos e israleitas na cidade velha de Jerusalém.
Aconselho a que se vista com um fato macaco bem fechado, luvas e capuz bem fechado, e que feche portas e janelas, e munir-se de uma lata cheia de um bom insecticida, (leve duas), e use-o numa altura em que não haja nem vento nem brisa. Use-o com a alma cheia e mão firme, ébrio de violência contra as ditas. Nestas alturas não há lugar a pieguices nem estados de alma. E sobretudo não se tente lembrar sequer dos amigos do greenpeace.
Boa sorte nessa "cruzada" contra as infiéis. Que os deuses o protejam.

Isabel X disse...

Não sabia que conselho dar, por isso remeti-me ao silêncio. Agora que já li o conselho de Xico, aderi completamentee venho reforçá-lo.

Com vespas não se pode sequer "coexistir", quanto mais "pacificamente".

Não são "nespas", não se deixe influenciar pela inocência de uma criança por muito linda que seja (e é). São vespas e em ninho...

Nada de barricar-se em sua própria casa. Elas, que são as intrusas, é que têm que ser expulsas!

- Isabel X -

Anónimo disse...

Caro Professor João Serra:

Se plantar um ou mais vasos com malmequeres na sua varanda, junto aos favos das vespas talvez as afaste com "boa consciência"....
As "piretrinas" que existem nos malmequeres afastam alguns insectos....

Prefiro soluções mais "violentas"....

Um Abraço

PSimões