sexta-feira, 18 de junho de 2010

O "terceiro" quadro

Prosseguiu hoje o ciclo comemorativo dos 50 anos de Museu da Casa dos Patudos com uma palestra da série “Uma peça comentada por...” Nicolau Borges escolheu o par constituído por uma pintura de Columbano - Silva Porto no seu Atelier – e outra de Silva Porto – “Na pastagem”. Ambas de 1883, a primeira constitui uma homenagem do jovem Columbano a Silva Porto que retrata em plena acção. Curiosamente, apesar de se tratar de um quadro de exterior, Silva Porto surge no seu atelier, a terminar o quadro. Anos mais tarde, na década de 1920, tendo Columbano assumido a direcção do Museu de Arte Contemporânea (actual Museu do Chiado), procurou adquirir o quadro de Silva Porto a que o seu aludia. Não o conseguiu. Encarregou-se disso José Relvas que assim conseguiu juntar referente e referido, numa composição a que Nicolau Borges chamou “3º quadro”.

Magnífica - segura e rica de pormenores e sugestões - incursão pelos caminhos da pintura naturalista e realista dos finais do século XIX a que assistimos. Dois autores unidos pelo tempo, convergindo na vontade de contribuir para uma escola portuguesa de pintura, unidos pela convicção de que em Portugal o modernismo não era uma urgência. Partilharam experiências, afectos e clientelas, apesar das diferenças de discurso artístico.
A música acompanhou o sarau. A jovem Diana Rama, alpiarcense, estudante de saxofone no Conservatório de Santarém, foi a solista convidada.

3 comentários:

Paulo G. Trilho Prudêncio disse...

Parabéns ao Nicolau.

Abraço.

Isabel X disse...

A presença conjunta dos quadros na Casa dos Patudos é uma realidade feliz. Só por si conta (é) uma história, produz um efeito de espelhos, convida quem vê a participar da intimidade da criação artística, assistindo e confrontando acto criativo e seu produto, em níveis e circunstâncias diferentes.

Também reparei que o quadro da paisagem naturalista era feito dentro do atelier. Talvez os retoques finais.

Parabéns ao Nicolau por ter escolhido estes quadros de entre tantos que fazem parte da colecção da Casa dos Patudos. A ideia de formarem um "terceiro" quadro é muito interessante.

- Isabel X -

Anónimo disse...

Parabéns a todos os "Patudos", especialmente ao João Serra, pelas iniciativas.....
JG