domingo, 24 de janeiro de 2010

Doutor Honoris Causa da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Hoje, das 10h30 às 13h00, cerimónia de Doutoramento Honoris Causa do Dr. Jorge Sampaio, na Sala dos Actos da Universidade de Coimbra. Falou-se de Sampaio e do seu curriculum jurídico e político, de Avelâs Nunes ("padrinho" do novo Doutor) e sobretudo de reforma da justiça .


7 comentários:

Isabel X disse...

Entretanto, vi a reportagem na TV. Lá estava Jorge Sampaio, como o conhecemos e gostamos dele, um entre sorriso e lágrimas contidas.
Muito eu gosto de pessoas assim, autênticas. Que se deixam ser como são, sem se controlarem racionalmente, como é suposto, em todos e em cada momento das suas vidas. São a prova viva de que razão e emoção coexistem, não são separadas e muito menos opostas, como nos quer fazer crer quem não é capaz de viver a vida como merece ser vivida.

Ainda bem que há pessoas assim, que valem a pena!

- Isabel X -

Chantre disse...

Caro Sr. B. Serra
Lamento que não tenha publicado o meu comentário a este post. Não era ofensivo, não se dirigia a ninguém em particular; a expressão "foge cão que te fazem barão! [Mas para onde, se me fazem visconde?!]", muito invocada nestas circunstâncias no séc XIX, apenas traduzia a minha reserva quanto ao merecimento do senhor Sampaio, numa altura em que toda a gente - quaisquer que sejam os seus feitos - á agraciada ou doutorada honoris causa. Qual o seu mérito? Ter sido eleito 2 vezes presidente da república? Muito pouco. É uma opinião, por certo; mas, enquanto opinião, tão válida como qualquer outra. Cumprimentos.

João B. Serra disse...

Publico esta sua segunda mensagem para lhe poder dizer o seguinte:
1º - não é uma boa prática de quem quer ter direito à sua opinião refugiar-se atrás do anonimato.
2ª - o dr Jorge Sampaio não obteve este título honorífico enquanto Presidente da República. Aliás, diferentemente dos presidentes que o precederem, não aceitou nenhum Honoris Causa enquanto esteve em funções presidenciais.
3º - o dr Jorge Sampaio foi dirigente associativo eleito, advogado, governante, deputado, presidente da Câmara de Lisboa, Presidente da República, Alto Representante da ONU para a Luta contra a Tuberculose e para a Aliança das Civilizações.
4º - quem atribui o título de Honoris Causa são as Universidades, por propostas das Faculdades, neste caso a de Direito de Coimbra.
Em suma:
a -Tem direito à opinião mas não ao anonimato que é uma forma de desresponsabilização da opinião;
b - tem direito à opinião mas não ao insulto, que é o mesmo que opinião fundada na ignorância ou na má fé.

Isabel X disse...

O comum dos mortais, salvo raras e honrosas excepções, tem tendência a considerar que quem é agraciado com títulos que referenciam o seu mérito, não o merecem.Isso é de todos os tempos e a respectiva designação é do conhecimento de todos.
- Isabel X -

Chantre disse...

Caro sr. Serra
Sem desmerecer a sua observação quanto ao recurso ao anonimato (mas, já agora, de onde deduz que "Chantre" seja anónimo e "Isabel X", "J.J.", "Xico", etc sejam referências autênticas de identidade?)seria importante que tivesse publicado o meu primeiro comentário para que os seus leitores tivessem ajuizado se, de facto, o mesmo não era mera opinião (!) relativamente à valia de Jorge Sampaio ou se, como decreta, configurava um insulto. A sua omissão da mesma, mas sem se dispensar de a comentar, não será maior insulto à inteligência e autonomia judicativa dos seus leitores?
Cumprimentos.

Xico disse...

Caro professor João Serra
A UC decerto reconhecerá os méritos de Sampaio para lhe atribuir o doutoramento. Espero que esses méritos não sejam medidos quantitativamente pelos cargos que exerceu ao longo da vida. O último condecorado exerceu quase o mesmo tipo de cargos e ouviu-se um coro de protestos.
Um só cargo exercido com qualidade e mérito deveria ser suficiente.

Isabel X disse...

Da minha parte, devo explicar que o X nada tem de incógnito, e muito menos de anónimo: o meu nome é Isabel Xavier, como muitas vezes tenho revelado neste blogue. Devo acrescentar que esta "revelação" não me torna nem mais nem menos
anónima do que antes, ou incógnita, e ainda bem que assim é. Com excepção de alguns amigos, entre os quais o autor deste blogue, que me conhecem, cada um à sua maneira.

Já uma vez aqui (neste blogue) pude aprender a diferença entre ser anónimo e usar um pseudónimo (a saudosa MT). Deve ser este último o caso de quem, a pretexto destas novas modas e tecnologias, a si mesmo se designa (e a isto é que eu chamo um verbo a sério: "designar") "Chantre". Grande nome, sem dúvida. Embora não faça a menor ideia do que designa, confesso, dentro do meu limitado anonimato.
Humildemente,
-Isabel X -