sábado, 16 de janeiro de 2010

Teixeira Gomes

Alegre escolheu Portimão para o anuncio da sua segunda candidatura. Em Portimão nasceu uma figura prestigiada da Primeira República, o escritor e diplomata Manuel Teixeira Gomes. Teixeira Gomes foi também Presidente da República, eleito em 1923. Cumpriu apenas dois anos de mandato, resignando não só ao cargo como ao projecto de viver em Portugal. Morreu na Argélia.
Tem sentido para o escritor Manuel Alegre, que viveu exilado na Argélia, invocar Teixeira Gomes na hora da sua candidatura à Presidência.
Inexacta pois a observação do Expresso - "Portimão, terra-natal do último Presidente" e má inspiração constituiria certamente esse lugar de último para quem quer ganhar uma corrida presidencial. O último Presidente da Primeira República - supondo que é a essa época histórica que o jornal se reporta -  foi Bernardino Machado.

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Ao João serra

Só hoje li a "tua" página ! Ainda bem que há quem esteja atento ao que se diz e publica.
No 5 de Outubro diverti-me, imenso, com os dislates que ouvi dos repórteres de serviço às cerimónias.
Fui convidado para participar num "Câmara Clara" da RTP-2 dedicado ao MTGomes; declinei o convite. Ando muito em baixo para viagens desse tipo; também não vi o programa porque me deito muito cedo para me poder levantar a horas mortas para tratar da biografia do MTGomes que tem que ser entregue até ao final do mês. Um abraço do VW.