sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Diário de ontem

10 h. Um Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras começa em Leiria. Oportunidade para ouvir a Dr.ª Sofia Pereira inventariar boas práticas na cidade educadora e debater com os presentes, entre os quais se incluíam diversos vereadores da educação e da cultura, o triplo desafio que hoje impende sobre o património histórico: sócio-cultural, educativo e económico.

Na ocasião, a Dr.ª Ana Santos Ferreira proporciona-me uma visita às novas instalações do Museu da Imagem em Movimento, perto do Governo Civil e do edifício da PSP. Com projecto do Arquitecto Charters Monteiro, é uma imponente reconstrução. O programa de ocupação está em curso.
13 h. Fernando Mendes é o director da “Imagens e Letras”, editora que acaba de lançar uma fotobiografia de José Relvas, da autoria de José Noras. Almoço de trabalho para discutir um plano de divulgação desta obra, com a participação da Casa dos Patudos, no ano do centenário da implantação do regime republicano em Portugal.
16 h. Visita ao Armazém das Artes para observar as novidades expositivas na secção dos mecanismos e aparelhos de precisão e ver a exposição dos desenhos preparatórios de Jorge  Pinheiro para o seu quadro “O Guarda, o Pão e o Camponês”. José Aurélio acompanha-me na visita, falamos dos seus novos projectos, das dificuldades do Armazém. A sua instalação “A Arca do Alquimista” é fascinante.
20 h. O Joãozinho fez três anos. Tem o quarto cheio de réplicas de camionetas das obras que decorrem na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Sem comentários: