domingo, 22 de maio de 2011

De regresso à "minha" varanda

Irromperam neste blogue a 11 de Setembro (curiosa data!) de 2010. Tive sérias dúvidas de que pudéssemos estabelecer uma convivência pacífica e os meus mais solícitos leitores aconselharam-me que vestisse a pele do exterminador implacável. Nesta foto, à direita pode ver-se o ninho de vespas tal como foi (forçadamente) abandonado em Outubro de 2010. Mas eis que agora um novo ninho, pleno de actividade, surge paredes meias como anterior.
Desta vez não estou disponível para lhes disputar a hegemonia sobre a "minha" varanda. De bom grado lhes cederei a posição.

5 comentários:

Isabel X disse...

Faz muito bem!
Estarmos rodeados de vespas, e/ou na proximidade dos seus ninhos, é mais do que certo na vida.
A literalidade da posição que ocupam as vespas da "sua" varanda até pode ser benéfica: a proximidade tem a vantagem de ser visível e notória.
Além de que as bichinhas lutaram pelo lugar e, por isso, merecem-no.
Uma espécie de atracção.

- Isabel X -

Xico disse...

Essa desistência, esse baixar de braços, é mau prenúncio. O mal foi ter deixado o outro ninho como chamariz. Como manda a lei da guerra, uma vez a posição conquistada tem de se explorar o território e o ninho deveria ter sido destruído.
Não desista da sua varanda. Sempre servirá para umas leituras de Maquiavel. Vá à luta, professor. Não se deixe levar por movimentos ambientalistas. As vespas sempre deram muito mau ambiente. Já Aristófanes o dizia.

João B. Serra disse...

Agradeço a solidariedade dos meus comentadores. Cada um à sua maneira, ofereceram-me os seus bons conselhos. Pondero todas as possibilidades.

Isabel X disse...

Pondera todas as possibilidades, João? Mas não foi isso que disse no post!... Pelo contrário, expressou-se de modo irredutível quanto à posição previamente assumida.

É que, como diz, este caso tem a sua história. O ano passado, o João pediu opiniões (parece-me); este ano fez uma declaração de intenções. Eu limitei-me a reagir às diferentes solicitações.

Isto é, no ano passado disse o que me parecia que devia ser feito. Este ano, visto que já nada podia ser feito, tentei ver o lado bom da decisão já tomada.

De qualquer modo, disponha. Gosto sempre de ser útil, quanto mais não seja dando conselhos.

- Isabel X -

Xico disse...

Caro professor,
Como gosto de ser generoso (para com o inimigo vespas) sempre lhe digo que parece ser o bicho útil (Noé lá teria as suas razões em as ter embarcado, embora continue a achar que a mosca veio clandestina na arca). Aqui deixo um pequeno apontamento da wikipedia: "As vespas são extremamente importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insectos considerados como praga têm uma vespa como predador natural."