terça-feira, 10 de maio de 2011

Há 30 anos


10 de Maio de 1981, 22h30. François Miterrand dirige-se aos franceses:
"Esta vitória é em primeiro lugar a vitória das forças da juventude, das forças do trabalho, das forças da criativas, das forças da renovação que se reuniram num grande impulso nacional, pelo emprego, pela paz e pela liberdade".

3 comentários:

Isabel X disse...

François Miterrand foi eleito presidente em 1981 devido a um profundo e invulgar (único?)esforço de união da esquerda francesa.

Subtilmente há aqui uma analogia com Portugal, julgo.
Para isso teria que haver alguém capaz de unir, alguém que suscitasse o debate do país, o que dele se quer e do que nele somos capazes.
Era preciso que os protagonistas fossem capazes de ceder um pouco, de mudar um pouco, de racionalizar um pouco. E isso é tudo muito difícil...
Convinha ainda que os eleitores confiassem um pouco mais nesses protagonistas...
Ah! Era indispensável que todos soubessem fazer contas! De somar, pelo menos...

- Isabel X -

Cláudia disse...

Em minha, simplória visão, é a França um país que o povo atende ao chamado instantâneo, capaz de mobilizar tanto a favor, como contra, e indiferentes ao tema, mantém a intensidade e consistência em respostas, de ocasião ou por necessidade. E, parece terem alcançado estes franceses uma ciência ao estímulo, como a exemplo do formigueiro, onde a mecânica funciona pela afinidade do toque ao efeito dominó. Pois, tornou padrão pela trajetória equiparada de opiniões, sendo disseminada já desde infância com ensinamentos pela força da filosofia, e que vem sustentando a estima para estes dias, diferenciando-os culturalmente em versatilidade. Termo este, que tem facilitado historicamente como reflexo ao prestígio ou, não, de sucessivos presidentes, pela facilidade de identificar até onde comprometem as ações. Á exemplo de Miterrand, que aprimorou sua gestão, reconhecida como uma das melhores até, então.

Xico disse...

Houve um congresso no principal partido da esquerda, para essa grande oportunidade de união. Acabou com uma celebração religiosa do tipo IURD, em que o algoz se transformou em cordeiro. Como foi possível?
Como é possível o negócio ruinoso das SCUT? Como é possível colocar num programa a implementação do regadio na floresta de produção de papel? Como é possível os senadores do PS assistirem calados, ou dizendo discursos de circunstância... sentados no pátio dos bichos???? Pois eu acho que se a esquerda levar uma direita bem no meio do nariz, será muito bem merecida. Estou zangado.