quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Obviamente (1)

A figuração em pedra ou bronze de personalidades destacadas das vilas e cidades cedeu hoje o lugar a composições que visam obter uma identificação imediata do lugar. Obviamente. São marcas colocadas em espaços públicos de grande visibilidade, de preferência rotundas que distribuem o trânsito nos pontos de entrada e atravessamento urbanos. A colecção deste tipo de intervenções com grande impacte visual não cessa de aumentar.
O primeiro exemplar que trago pode ser visto na Mealhada.

Clique na imagem, se quiser certificar-se de algum pormenor.

4 comentários:

Claúdia disse...

Se me permite - Curiosidades do significado da “rotunda”
A letra Redonda ou Rotunda é, com um traçado que favorece sua leitura pois não se compactan em excesso os signos. Tem parecido com a letra Carolina mas as letras apresentam certa angulosidad e traços mais grossos, o que faz que tenha um maior peso visual que as carolinas.
Estes são estilos dos manuais de ensino da escritura impressos no Renacimiento. Baste revisar os livros dos grandes calígrafos italianos Tagliente, Cresci, Arrighi e Palatino e em Espanha o mesmo Juan de Yciar. A letra gótica Rotunda deu origem à letra Redondilla surgida em Espanha a partir do século XVI e utilizou-se tanto para textos escritos em latín como em línguas vernáculas. Um exemplo deles é o Mio Cid, cujo manuscrito mais antigo está escrito com uma minúscula Gótica Redonda de pequeno formato.
A Rotunda converteu-se no único tipo impresso que se encontra nas edições espanholas do século XVI e era tão popular em Espanha durante esta época que os estrangeiros a identificavam com o país. Plantin chamou a um de seus tipos góticos o Castillane e a outro o Canon d’Espagne.
O estilo Rotunda caracteriza-se por fazer uso de uma grande quantidade de abreviaturas com o fim de poupar espaço (para poupar pergamino). Estas abreviaturas conhecem-se como símbolos ou notas Tironianas cuja origem se remonta ao século I a. C. O nome que se lhes outorga procede de Tiro, secretário de Cicerón, inventor de um dos mais populares sistemas taquigráficos da antigüedad, as notas Tironianas, que foram utilizadas amplamente desde princípios da Idade Média.
Pese à introdução dos caracteres humanísticos na Itália, a Rotunda seguiu-se usando para a escritura de livros devocionales factos para a nobreza, inclusive até o século XVII.
Dados dos texto - Juan José Marcos García. A escritura gótica. Plasencia. Setembro de 2008.
Ogg, Oscar. Three classics of Italian Calligraphy. An unabridged reissue of the writing books of Arrighi, Tagliente and Palatino, New York: dover Publ. Inc. 1953.
Mediavilla, Claude. Calligraphy, Trad. do francês: Alan Marshall, Bélgica, Scirpus Publications, 1996.
Brown, Michelle e Patricia Lovett, The Historical Source Book for Scribes, Toronto: University of Toronto Press, 1999.

Xico disse...

Ora cá está um monumento bem merecido. Fez-me lembrar um monumento semelhante que existe no Norte de Moçambique, que os ferroviários mandaram erigir em homenagem à galinha. Única fonte de alimento dos mesmos durante a construção do caminho de ferro para a Zâmbia,foram mortas milhares de galinhas para sustento de todos. Os sustentados erigiram assim um monumento à simpática ave.

Chantre disse...

Já temos o leitão, há a sugestão da galinha... Venham mais dois bichos e, com os "Mealhadamusikanten" peçamos meças aos alemães de Bremen.

Jorge Gonçalves disse...

Genial, fizeste-me rir. Espero ansiosamente pelos próximos exemplos!