sábado, 9 de outubro de 2010

Guimarães 2012 e o Nobel 2010

Estimado Escritor Mário Vargas Llosa,


Dirijo-me a V. Ex.ª, no momento em que recebemos a notícia de que lhe foi atribuído o prémio Nobel da Literatura, para nos congratularmos com esta justíssima decisão da Academia Sueca e lhe endereçarmos as mais vivas saudações. Faço-o em nome pessoal e da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projecto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
O tributo que prestamos à sua obra literária e ao seu empenho cívico, o apreço que nos merece a sua actividade de promoção da cultura e de defesa do valor supremo da liberdade, a sua dedicação à criação intelectual, ao pensamento critico e afirmação da pessoa humana foi o que nos autorizou a convidá-lo para colaborar com a Capital Europeia da Cultura 2012. É com compreensível júbilo que partilhamos a honra agora sentida por todos quantos nutrem pela obra múltipla de Mário Vargas LLosa, um dos mais importantes escritores ibero-americanos, um sentimento profundo de respeito e de admiração.
O programa cultural de Guimarães 2012 já contava com a disponibilidade de V. Ex.ª para intervir na identificação dos grandes temas da área do Pensamento, na qual, de forma particular, se reflectem as questões da agenda europeia, designadamente as que se prendem com a busca de inovação nos sistemas sociais e políticos.
Estamos convictos de que com o estímulo acrescido, resultante do prémio pelo qual felicitamos V. Ex.ª, Guimarães em 2012 espelhará de forma expressiva o universalismo, o espírito de tolerância e convivência democrática, a generosidade intelectual, o amor á língua, à escrita, à criação literária que são apanágio de V. Exª e da sua obra.

Cristina de Azevedo
Presidente da Fundação Cidade de Guimarães

7 comentários:

Isabel X disse...

Há muitos anos que venho lendo Vargas Llosa. Admira-me o consenso que agora reúne à sua volta, pois lembro-me que dantes era muito contestado devido às posições políticas que assumia.

Fico feliz que lhe tenha sido atribuído o prémio Nobel por dois tipos de razões: porque a sua obra o merece e porque é um bom sinal que a sociedade nos dá, de pluralismo e de bom gosto, afinal.

Além de tudo o mais, Vargas Llosa é um exemplo de que à beleza verdadeira nem o tempo a vence.

Quando Vargas Llosa vier a estar em Guimarães, terei que lá ir também. Dessa vez é que tem mesmo que ser. Há oportunidades que não podem ser desperdicidas: dê por onde der...

- Isabel X -

Ana C. disse...

A propósito da condição de programador da CEC2012, de Vargas Llosa, reivindicada pela Fundação Cidade de Guimarães no seu site, circulam por aí diversas versões. Uma delas diz que o escritor aceitou vir a Guimarães, não apra programar seja o que for, mas para fazer uma conferência. A ser verdade, estaríamos expostos ao ridículo (não só a FCG, como a própria cidade de Guimarães). Era importante que esta dúvida fosse esclarecida por quem de direito, apra evitar mais especulações, que a ninguém interessa, acho eu.

João B. Serra disse...

Não há nenhum documento da Fundação Cidade de Guimarães que aponte Vargas Llosa como "programador" da Guimarães 2012. Sugiro que volte a ler a carta assinada pela Dr.ª Cristina Azevedo: Varas Llosa irá "intervir na identificação dos grandes temas da área do Pensamento, na qual, de forma particular, se reflectem as questões da agenda europeia, designadamente as que se prendem com a busca de inovação nos sistemas sociais e políticos".

Ana C. disse...

Caro Professor João Serra,

Agradeço o seu esclarecimento. No entanto, fico sem perceber por que razão é que a Fundação Cidade de Guimarães divulgou a seguinte informação:

Programador da área do Pensamento de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura distinguido com o Prémio Nobel da Literatura

7 Outubro 2010 - 15:46

O escritor peruano integra o elenco de entidades escolhidas para pensar a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Em específico, o agora Nobel da Literatura colabora na programação - área do Pensamento - em particular nas questões relacionadas com a Agenda Europeia. É na área do Pensamento que se desenvolvem os projectos da Capital Europeia da Cultura que visam a valorização do património intelectual e a busca pela inovação nos sistemas sociais e políticos. Recorde-se que Mário Vargas Llosa foi convidado para dar o seu contributo a Guimarães 2012 pelo seu inegável conhecimento e reflexão sobre os grandes temas do debate Europeu e elevado contributo prestado, não só para a literatura, mas também para a reflexão das sociedades contemporâneas." (http://www.guimaraes2012.pt/noticia.php?id=178&p=1&y=2010&m=10)

A ser verdade o que o Senhor Professor me diz, e eu não tenho nenhuma razão para duvidar, fico sem saber por que razão é que no site da FCG é publicada informação que não corresponde à verdade. Ou será que não devemos levar a sério a informação que a FCG publica na sua página institucional?

João B. Serra disse...

Agradeço-lhe a sua observação. O título da notícia é inexacto, mas o conteúdo corresponde ao acordado com o escritor. De facto ele aceitou colaborar na programação, o que nos honra, mas não tem evidentemente as condições de um "programador residente", como os que tomaram a seu cargo a orientação programática de diversas áreas artísticas da CEC 2012.

Ana C. disse...

Agradeço o esclarecimento. Acontece que, ao que vejo, qfoi esse título que induziu em engano os órgãos de comunicação, dando origem a inúmeras notícias, onde se assumia que Vargas Llosa era programador da CEC 2012. A fonte era fidedigna, quem pensaria o contrário? Assim sento, acho muito eestranho que a Fundação Cidade de Guimarães nada tenha feito, pelo menos que se saiba, para esclarecer o assunto. Confesso que, como vimaranense, embora ausente de Guimarães, situações como esta me deixam profundamente irritada e não menos desgostosa.

João B. Serra disse...

Lamento. Tudo farei para repor nos termos rigorosos em que devem ser colocadas as relações acordadas com Mário Vargas Llosa