domingo, 6 de novembro de 2011

Comissão para o Futuro

Em 1992, o Parlamento finlandês adoptou uma resolução apresentada por 166 deputados em que se requeria ao Governo a elaboração de um relatório contendo as opções de longo prazo para o país envolvido numa depressão. Nessa altura decidiu criar uma comissão parlamentar com o encargo de avaliar esse relatório e fazer propostas a propósito do respectivo conteúdo. Surgiu assim a Comissão para o Futuro que, em 2000 foi convertida de comissão eventual em comissão permanente.
Compõem-na 17 deputados em representação proporcional de todos os partidos, articula directamente com o gabinete do Primeiro Ministro, e adquiriu um grande prestígio como plataforma de reflexão sobre os grandes desafios e orientações estratégicas da política pública finlandesa. Esteve ligada, por exemplo, à definição do modelo de economia criativa que comandou a reconversão da Finlândia após a grave crise originada pela implosão da União Soviética.
A Comissão para o Futuro é uma experiência pioneira na criação de um organismo dedicado à prospectiva criado no interior de uma entidade política, o Parlamento. Da missão que lhe foi atribuída fazem parte os seguintes encargos:
- preparar respostas ao relatórios sobre o futuro apresentados pelo Governo;
- fornecer contributos aos trabalhos das outras comissões parlamentares, em matérias como o clima, a energia, a sociedade de informação, nomeadamente quando estão em causa tendências de longo prazo;
- discutir as questões relativas aos factores e modelos de desenvolvimento da sociedade finlandesa;
- realizar análises prospectivas sobre a investigação científica e a tecnologia (nomeadamente na área da tecnologia de informação);
- avaliar o desenvolvimento tecnológico e as suas consequências para a sociedade.

Sem comentários: