quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Idade

Sharon Stone, 51 anos, deixou-se fotografar para a Paris-Match.
Pergunta do jornalista: 
A perfeição do seu corpo com 51 anos, sendo em si própria uma provocação, penso eu, faz parte da relação que mantém com a objectiva fotográfica e do modo como fabrica a sua imagem?
Resposta de S. Stone:
Há uma idade a partir da qual estamos proibidos de fazer certas coisas, mostrar o corpo? Metade da vida não é o fim da vida! Se alguém ficar chocado com as minhas fotografias, é em resultado do seu próprio olhar sobre a idade e carber-lhe-á interrogar-se sobre a razão pela qual se resignou. O significado destas fotos para mim nada tem de especial, pois a minha vida não se alterou aos 50 anos, eu não mudei. Não percebo onde está a provocação. Se eu tivesse achado isso, talvez não as tivesse feito, pois não tenho a alma de uma provocadora. Mas quem é que decidiu em que idade se começa ou se termina? Porque é que temos de renunciar? Não tenho gosto de viver em função do olhar dos outros. Nestas fotos, vejo-me à imagem dos modelos de Renoir. Acho que é bem mais chocante ver adolescentes despidas nas páginas das revistas, o que e corrente, do que ver uma mulher de 50 anos. Não lhe parece?

2 comentários:

Isabel X disse...

É impressionante quando alguém se revela tão inteligente (Sharon Stone) por dizer apenas uma simples evidência! Quem e como é que se determina a idade própria para continuar a fazer, ou deixar de fazer, qualquer coisa? E já agora, de sentir, de pensar, de viver... Só se for o preconceito!
- Isabel X -

Paulo G. Trilho Prudêncio disse...

Também me impressionou pelo facto de ser tão óbvio o que a Sharon Stone disse. E óbvio também no sentido "orwelliano" "descemos a um nível tal que a reafirmação do óbvio é o primeiro dever dos homens inteligentes". E muito mais se poderia dizer sobre o assunto, obviamente.

Abraço.