quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gago, arménio

Gagik Arakelyan nasceu na Arménia soviética em 1965. Estudou artes, sociologia e filosofia na Universidade de Yerevan (capital da Arménia) e passou por Moscovo para completar a formação artística. Em 1994 veio para Espanha, procurando trabalho e fazendo exposições em diversas cidades. No fim da Rambla, em Barcelona, podemos encontrá-lo, com as suas pequenas pinturas de registo do bairro Gótico.
Gago - nome com que assina - perscruta os seus eventuais clientes - com um olhar suave mas não ingénuo. - Donde es? - Portugal.
- Há em Lisboa, diz, um grande museu de um homem que se chamou Calouste Gulbenkian. Sabes a nacionalidade dele? - Arménio, respondo.
Gago sorri, surpreendido. És o primeiro português que encontro que sabe a nacionalidade do meu compatriota. Te darei, por isso, um regalo. Podes escolher uma das minhas pinturas.

1 comentário:

Cláudia disse...

Belo quadro, em todos os sentidos!

Ainda surpreende-me quando alguém menciona que o prestígio não pode resultar ou nascer por uma ordem natural das coisas, e é óbvio que a inteligência, a informação e a pré-disposição para a dedicação ou curiosidade contemplada, resultam de maneira por individual, para ilustrar este contexto tão raro, ultimamente.