quarta-feira, 30 de março de 2011

José de Alencar

Conheci José de Alencar, Vice-Presidente do Brasil, numa visita que fez a Portugal em 2005. Encontro breve, protocolar, mas de que me ficou uma imagem de excelente relação com o Presidente Lula da Silva e de solidez da sua percepção dos desafios brasileiros.
Percebia-se algum desconforto físico, no homem que há muito lutava contra o cancro que acabou por o vencer agora, quase com 80 anos. Tal como Lula, crescera por si, na vida e na politica. Talvez isso os tivesse unido simbolicamente. A trajectória profissional tinha sido porém bem distinta, Alencar era um industrial bem sucedido da área do têxtil, fundador da Companhia de Tecidos Norte de Minas, uma unidade empresarial com 11 fábricas que vende no Brasil e exporta para os Estados Unidos e para os países do Mercosul e da União Europeia. Mas este mineiro não nasceu em berço de ouro. Décimo primeiro filho de uma família de quinze irmãos, começou a trabalhar bem cedo como empregado de balcão. Acabaria Presidente da Confederação da Indústria do Estado das Minas Gerais nos anos 80 e nos anos 90 Senador do Estado Federal, eleito pelo PMDB. Em 2002 fez a primeira campanha de Lula, como seu vice-presidente. Foi uma dupla vencedora em todos os sentidos.

3 comentários:

Cláudia da Silva Tomazi - Brasil disse...

Acrescento que foi possível, serem significativas, vertentes opostas: Lula, líder sindical e Alencar, líder patronal, cuja potencialidade soma a força de acordos. Muitos desacreditavam nesta união, o que valoriza a vitória e o progresso do Brasil.
Na dupla um superar de poder, ante ao que a exposição e qüiproquó, consomem de bem os homens públicos.
A visão dos presidentes, conseguiu amortecer o país, distanciando de estar emerso ao caos. Pois condenavam regras econômicas, que por produto a miséria, gerava impotência de sobreviver ao urbano, frutos da injustiça e que afetada a memória destas terras pelo subdesenvolvimento.
Então, são fundadores de uma nova face brasileira, fazendo com que seja rompida a prostituição com o mercado de capitais, desviando das tensões da linha mundial.

Resta-nos reconhecer o milagre no contexto.
Houve milagre?
Há.
A potência humana nasce das causas de fé.
A fórmula de Lula é a do homem que viveu a fome de alimento, e de Alencar, do homem que venceu, formou um império e viveu a fome de vida.

Como brasileira, agradeço ao Prof. João Serra pela força da imagem, inclusive ao mérito de causa, para o Ex-presidente José de Alencar que multiplicou seus dias com superação e honra.

João B. Serra disse...

Obrigado, Claudia, pelo seu comentário atento e informado.

Isabel X disse...

Muito interessante. É sempre enriquecedora e útil a ocasião de aprender algo de novo. É o caso, pelo menos para mim, que resulta deste conjunto: post do João e comentário da Cláudia.

Um voto: que o Brasil seja exemplo a seguir (também) em Portugal!

- Isabel X -