sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cidadãos e direitos

Hoje de manhã, nas Caldas da Rainha: 3ª Conferência "A construção da Carta dos Direitos do Idoso", uma iniciativa do Centro Social Paroquial de Santa Catarina animada pela Dr.ª Laura Martinho, Directora Técnica do Centro.
Sessão de abertura: todos os intervenientes se reportam à mudança de prioridade das políticas sociais, da criança para o idoso, o que parece ser uma consequência da mudança de padrão demográfico. Mas não deixa de ser inquietante que os direitos do cidadão, consagrados pela revolução francesa no século XVIII, continuem a suscitar extensões imperiosas para as crianças e os idosos, como se a evolução dos costumes não tivesse sabido compensar as vulnerabilidades biológicas próprias dos mais novos e dos mais velhos.
A minha breve intervenção convocou o tema da incongruência entre uma cultura que elegeu a juventude como ponto de aplicação da criatividade humana precisamente no momento em que a esperança média de vida aumentou e as categorias sociais mais abertas ao papel do conhecimento e da inovação abarcam faixas etárias cada vez mais afastadas dos 20/30 anos.

2 comentários:

Cláudia disse...

É interessante destacar a realidade deste assunto e a percepção dos valores em questão.
A dinâmica da cultura por viés sociais moldando um empreendimento demográfico.
Quando:
A qualidade da evolução do conhecimento, nada mais é do que o aprimoramento das causas, antecipando sua condição de existir enquanto pensamento.

Parabéns pela iniciativa.

Paulo G. Trilho Prudêncio disse...

Viva caro João.

Precioso; muito mesmo.

Abraço.