terça-feira, 20 de julho de 2010

Babel

Ontem quis aceder a um dos meus endereços electrónicos através do webmail. Desgraçadamente, porém, não consegui recordar a password nem sequer como recuperá-la. Isto começa a acontecer-me com frequência cada vez maior. Desde 1993 que uso cartão multibanco (hoje tenho dois) e tenho conseguido gerir com ou outro sobressalto a sequência de números que me permite aceder às contas bancárias. Nunca porém encontrei forma de me conciliar como o número do cartão de crédito. No acesso às contas via internet também tenho sido um fracasso. Em contrapartida, lá me fui equilibrando nas contas de mail, suprimindo as antigas e reconvertendo as passwords de uma forma que, até ontem, me parecia inteligente. Com a crescente exigência de identificação através de logins e passwords no ciberespaço, sinto-me cada vez mais perdido e esmagado. Todas as entidades que vendem na net me pedem esses dados: das lojas de informática às livrarias, das prestadoras de serviços, como as operadoras de telemóveis, às leiloeiras, aos jornais e centros de documentação e fornecedoras de bases de dados.
Alguém conhece uma forma simples e eficaz de lidar com esta babel?

4 comentários:

Isabel X disse...

Eu tenho "regras", ou "truques" muito meus, e até agora eficazes, para evitar esse tipo de esquecimentos. Tenho-os para tudo, aliás! Desde muito nova, tal a incompetência que me caracterizava em cada pequeno gesto quotidiano, me habituei a "vigiar-me", se assim se pode dizer. Era exasperante, tanto esquecimento, tanto engano, tanta troca, tanta falha: já nem eu a mim mesma me aturava.

Voltando ao assunto inicial: lamento sinceramente mas não posso divulgar aqui este tipo de procedimentos "top secret", como é bom de calcular.

Mas fica a mensagem de esperança de quem sofre de esquecimentos de modo quase congénito: há maneiras de obviar essas dificuldades, essa "Babel", como diz.

- Isabel X -

Anónimo disse...

Caro Professor João Serra:

Faça sempre os "Login" com o mesmo nome de utilizador.
E a password é sempre a mesma!
Vai ver que as coisas se tornam mais fáceis ....
Cuidado com os Cartões bancários...pode modificar nos MB a passe numérica e ter sempre a mesma para todos os cartões.
Como forma de guardar para não esquecer ...guarde no telemovel....com um nome que não esqueça....

Um Abraço do

PSimões


NOTA: A ALTERNATIVA É COLOCAR UM CHIP QUE O IDENTIFICA SEMPRE.....MAS É MELHOR NÃO PENSARMOS NISSO....

João B. Serra disse...

Agradeço as vossas sugestões e admiro os vossos esforços. Os meus amigos são gente nova. Importam-se de explicar tudo isso que sabem a idosos de 60 anos intelectualmente activos e que não querem ser infoexcluidos?

Rui Correia disse...

Um truque clássico é o de colocar num doc word as suas informações, active as funções de protecção do documento e guarde-o numa pen exclusivamente utilizada para esse efeito, sem fazer cópias desse ficheiro no seu mac nem o imprimindo nunca.
Outra solução, menos artesanal, é dar aqui uma vista de olhos: http://keepass.info
Há muitas soluções deste tipo. Para este efeito, tenho para mim que o importante é não escolher as mais celebrizadas.