domingo, 15 de novembro de 2009

Externato Ramalho Ortigão

Almoço bienal dos antigos alunos do Externato Ramalho Ortigão, o estabelecimento de ensino secundário que preencheu a lacuna de formação liceal nas Caldas da Rainha antes de 1972. Encontro participado, com várias gerações a marcarem presença. Ambiente de boa disposição mas não efusivo, como bem se compreende. Um sopro nostálgico corre nestas ocasiões, sobretudo quando a possibilidade de renovação está vedada.
O Externato Ramalho Ortigão foi criado em meados do século XX para formar uma nova elite caldense. A avaliação histórica não está feita, mas desconfio que se os fundadores cá voltassem ficariam muito surpreendidos com os resultados.

4 comentários:

Rui disse...

Já o disse antes. Se as produções fictícias passa por aqui...

Isabel X disse...

Estive no almoço dos antigos alunos do Ramalho Ortigão, sem estar. Mais uma habilidade minha. Revi os amigos, os conhecidos e os desconhecidos que comigo partilham esta condição. Quase todos mais velhos do que eu, vantagem minha, julgo. Comi três colheres de sopa de peixe e ... lá fui de abalada para mais uma iniciativa do PH e, neste caso, também do Centro de Formação de Professores, bem interessante. Fartei-me de aprender.
Voltei à festa às seis e meia da tarde, invencível esta minha esperança, mas a festa estava no fim...
Mas como a esperança nunca é em vão, a mim aguardava-me uma "cena" bem gratificante, de que poucos, se terão apercebido. Afinal tudo fez sentido quando assim é!
Vivam os antigos alunos do ERO e as oportunidades que os seus encontros criam!
A vida é bem gira para quem a vive com a atitude do caçador: sempre atento aos sinais que à sua volta se levantam!
- Isabel X -

Isabel Esse disse...

É triste este texto onde cheguei pelo blogue do Externato Ramalho Ortigão.Como se o autor,quenão conheço,não gostasse do colégio.
Foi um encontro divertido e animado como mostram os comentários no nosso blogue.
Isabel

Isabel X disse...

Há uma letra de um samba da autoria de Vinicius de Moraes que diz (cito de cór):

"É melhor ser alegre que ser triste
Alegria é a melhor coisa que existe
É assim como a luz no coração.

Mas p'ra fazer um samba com beleza
É preciso um bocado de tristeza
Senão não se faz um samba não."

Veja lá, Isabel Esse, até um samba tem que ser assim, segundo quem sabe.

É claro que estas ocasiões, estes encontros, são simultaneamente alegres e tristes. A nostalgia de olhar para o passado enreda-se na alegria de rever os antigos companheiros.

Que os fundadores do colégio ficassem surpreendidos com os resultados se cá pudessem vir ver-nos parece-me muito bom sinal. A surpresa é sempre bem vinda.

O post do João Serra, transformado em comentário no blogue ERO, é realista. Se consitui uma análise diferente do coro que todos os outros comentários formam, isso é salutar, desejável e próprio de gente que pensa livremente, pela própria cabeça.

Ou temos que afinar todos pelo mesmo diapasão?

- Isabel X -