domingo, 12 de fevereiro de 2012

Registo


Nota sobre impactes da semana de abertura da Capital Europeia da Cultura

Os dados disponíveis mostram que a primeira semana da Capital Europeia da Cultura preencheu os principais espaços de apresentação, exibição e criação artística e cultural vimaranenses, incluiu alguns novos já  resultantes do investimento de Guimarães 2012 e “invadiu” o espaço público e “contaminou” espaços semi-públicos e até privados numa dinâmica que envolveu toda a cidade. Uma parte muito significativa do tecido associativo e institucional de Guimarães foi igualmente chamado a intervir num programa que atraiu as atenções da região, de Portugal e de outros países, designadamente europeus.
A estratégia comunicacional lançada pela CEC em Novembro de 2011 obteve êxito. Assente no lema “Tu fazes parte”, e baseada num fio discursivo de comunicação ancorado na cidade, logrou a atenção dos media nacionais e internacionais, que a 21 de Janeiro quiseram estar perto da festa europeia de uma pequena cidade orgulhosa do seu património e consciente do seu papel como nó de uma rede cultural europeia.
Com serenidade e perseverança, os responsáveis da CEC souberam inspirar um clima positivo, uma expectativa confiante e um ambiente convidativo à surpresa.  A resposta dos vimaranenses e dos visitantes superou o que os mais optimistas podiam esperar. E teve um efeito multiplicador, criando em torno de Guimarães e da Capital Europeia da Cultura um consenso muito amplo e um generalizado reconhecimento.
Público, 11 Fevereiro 2012
Como se pode perceber pelos dados disponíveis, este impacte não resultou de um acaso nem de uma predisposição momentânea. Foi construído com muito trabalho e o cumprimento escrupuloso de propósitos há muito enunciados e em boa hora recuperados. Resultou de uma presença em força de criadores implicados na cidade, um dialogo vivo com as instituições e organizações da sociedade e da cultura, uma aposta em nova criação e na clareza da missão e dos objectivos, bem como na diversidade de projectos e de audiências. Sem abandonar padrões de exigência elevados, os eventos da primeira semana captaram públicos de múltiplas características e receberam casa cheia.
Uma palavra ainda a este propósito. A tendência para os espectáculos programados para a Capital Europeia da Cultura esgotarem, a manter-se, é um indicador muito relevante. E não é só a tradução de uma política de bilheteira ajustada e criteriosa (muito menos, como pode haver quem pretenda, o efeito de uma politica de convites permissiva), mas o reforço de uma disposição anterior que faz de Guimarães um pólo regional  de públicos atraídos pela arte e pela cultura urbanas.
Não dispomos neste momento de dados que reflictam com segurança índices económicos. Mas as declarações dos responsáveis dos diversos sectores, desde o comércio tradicional ao turismo, revelam uma perspectiva muito positiva.
O Presidente da ACIG classificou de extraordinário o impacto do dia da abertura e de muito bom o que se lhe seguiu. Este impacto foi obviamente mais sentido na restauração mas contaminou todos os sectores, com forte incidência no comércio de têxtil, vestuário e calçado Há um aumento de pessoas a visitarem e efectivamente comprarem no centro histórico sentido em cafés, pastelarias, lojas e até nos supermercados locais. Constata, em suma que a cidade atraiu mais visitantes e mais turistas internacionais.
Deste ponto de vista, as recomendações dos principais guias internacionais reforçam a tendência do ano anterior: Guimarães é o destino europeu mais recomendado para 2012.

Guimarães, 6 de Fevereiro de 2012

João Serra

2 comentários:

Cristina Paula Baptista disse...

Num momento tão difícil da nossa vida colectiva e especialmente delicado para os agentes culturais, de todas as áreas da cultura, é muito bom saber que a Capital Europeia da Cultura está a ser um sucesso. Este sucesso eu mesma tive oportunidade de testemunhar nas ruas de Guimarães. Vou certamente voltar, durante este ano, muitas vezes.
Bem hajam!
Cristina Paula

Isabel X disse...

Registe-se com gosto a adesão das pessoas a Guimarães Capital Europeia da Cultura!

A cultura, prova-se deste modo, possui potencialidades de valor inestimável que ninguém deve ignorar!

É isso mesmo: bem hajam!

- Isabel X -