quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lisboa-Loulé-Lisboa

Loulé, apresentação da Guimarães 2012 num seminário sobre marqueting de cidades e territórios no INUAF/Instituto Universitário Afonso III.
Faço a deslocação Lisboa-Faro em avião.
Foi num voo destes que fiz o meu baptismo. Estavamos em 1974, não me recordo bem se em Junho ou em Setembro. O César Oliveira tinha sido desfiado por um grupo de professores do Algarve para ali fazer um conjunto de palestras sobre temas sindicais. Propôs- me que fosse com ele. A intenção era diversificar as intervenções, nos protagonistas e nos temas, considerando que a experiência e visões e ambos eram distintas.
Durante uma semana calcorreamos de lés a lés o Algarve, reunindo de manhã, de tarde e à noite, em praticamente todos os convelhos da região. As refeições eram frequentemente também ocasiões para reuniões de trabalho.
Na sua maioria, os promotores desta pregação eram professores primários. Tinham a legitima ambição de melhorarem o seu estatuto remuneratório e social.
Rapidamente percebi que entre eles o nosso discurso gerava desconforto. De facto nós eram adeptos de sindicatos únicos, abarcando todos os graus de ensino, ainda que regionalizados e objectávamos fortemente aos sindicatos sectoriais.
Os nossos simpáticos anfitriões tinham um entendimento diferente, preferindo organizações sectoriais. Penso que os desiludimos.

Regresso de Loulé com o Prof. Pedro Dionisio que no mesmo seminário apresentou uma interessante comunicação sobre eventos desportivos e marqueting de cidades, com alusão a Cascais, Turquel, Torre (Serra da Estrela), Algarve e Peniche.
Conversa solta que acaba por se fixar na mobilizaçao por Timor em Setembro/Outubro de 1999. Chegamos a Lisboa a Lisboa às 2h30.

Sem comentários: