segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tolerâncias

Houve um tempo em que visitas papais eram ocasião para amnistias, agora são-no para férias de funcionários públicos. Transições e modulações do laicismo em vigor.

10 comentários:

Chantre disse...

...ou, do melhor que a nossa cínica cultura proporciona.

Isabel X disse...

É por causa da segurança, dizem. Isto quanto à tolerância de ponto. Provavelmente quanto a não se conceder amnistias também.

E o Chantre como é que gostaria que fosse a nossa cultura em vez de cínica? Céptica? É que essa nem este "melhor" nos proporcionaria.

- Isabel X -

Cláudia Tomazi disse...

Interessante, criticar quem por ventura é o maior curador da cultura mundial...

Chantre disse...

Lá volta a Isabel X aos seus falsos dilemas. Acontece que concordo com a medida governamental - não, por certo, pelos mais escondidos motivos do governo nem, seguramente, pelas razões dos milhares de borlistas - muitos deles, certamente, anti-papistas.

Isabel X disse...

Estou mesmo a ver, caro Chantre, que o que o leva a concordar com a medida governamental - embora os seus motivos constituam para mim falsos dilemas - é poder usufruir dela pessoalmente.

Chantre disse...

Com o devido respeito, cara Isabel X,ouso inquirir de que premissas inferiu tão brilhante conclusão...

Isabel X disse...

Da experiência própria, apenas. É que eu estou em situação idêntica,caro Chantre, e quando assim é, tendemos sempre a ser "mais papistas que o papa".

- Isabel X -

Chantre disse...

Desconto, cara X, a sua enigmática alegação de "identidade de situação" - que nada resolve - e, com o devido pedido de desculpas ao prof. Serra pela deselegância, remeto-a para a excelente (mais uma!) crónica de Alberto Gonçalves na "Sábado" de ontem. O que lhe poderia adiantar sobre as minhas razões seria uma pobre e fastidiosa paráfrase do que sobre o assunto aí se diz com certeira ironia.

Isabel X disse...

Já li. Muito mais do que irónica, trata-se de uma crónica mordaz e sarcástica; classificá-la-ia mesmo de cáustica. Daí não virá mal ao mundo, mas bem também não.

Pôr tudo em causa é relativamente fácil. É fruto do diletantismo próprio do pensamento que se exerce pelo puro narcisismo de a si mesmo se considerar interessante.

Alberto Gonçalves tem o valor de nos fazer pensar sobre os assuntos que analisa nas suas crónicas. Mas as opiniões que emite também podem ser postas em causa e parecem-me pouco fundadas, como se lhe faltasse sofrer para entender melhor quanto as coisas que a realidade nos proporciona valem como símbolos, como lugares de alma, seja-se ou não crente e de que crença seja.

Aliás, também já aqui o citei a propósito do referendo dos minaretes na Suiça.

- Isabel X -

Chantre disse...

Citou? Fez muito bem. Os seus textos semanais, também DN, são do melhor que se faz cá pela República em termos de exercício de higiéne - com a devida vénia ao prof. Serra por nova deselegância.