quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A bandeira de Nikias vista por J. Medeiros Ferreira

No seu novo blogue, Cortex Frontal, José Medeiros Ferreira refere-se assim ao acontecimento que é a "Bandeira" de Nikias Skapinakis:
A Bandeira como Aviso
Ontem, na antiga cadeia da Relação do Porto, foi inaugurada uma exposição que marcou o início das celebrações do centenário da República. Impressionou-me particularmente um quadro de Nikias Skapinakis alusivo ao acontecimento, tendo como tema as cores da bandeira nacional, intitulado Paisagem, em que se conjugam, horizontalmente e sem se confundirem, o verde como terra, o vermelho como céu e o amarelo como sol, em parte coberto por uma nuvem negra em que o olhar se fixa e se interroga.
Skapinakis explica num texto que distribuiu:
«Em última análise, parece-me que a pintura contém um aviso ao poder: poder económico, político, militar, religioso, no sentido de que o negrume pode tapar o sol ainda de esperança e extinguir não só a liberdade, mas a identidade dos portugueses».
A ver e a meditar. Estou convencido que este quadro de Nikias marcará as comemorações do centenário, e a história da pintura portuguesa contemporânea.

Sem comentários: