A aplicação da estratégia da "terra queimada" pelos exércitos franceses durante as invasões peninsulares de 1808 a 1810 teve uma particular incidência em Leiria. É da devastação geral a que a cidade foi sujeita no período que trata a excelente obra de Jorge Estrela agora publicado (Jorge Estrela, Leiria no Tempo das Invasões Francesas. Lisboa, Gradiva, 2009).
O autor trabalhou um vasto conjunto de imagens do período permitindo-lhe reconstituir na história urbana de Leiria os impactos profundos daquele período. Fazem ainda parte das informações deste livro referências a momentos da guerra na região da Estremadura e de algumas das localidades da região (Óbidos, Pombal, Ourém, Nazaré, Alcobaça, Porto de Mós. Batalha, por exemplo).
O historiador Jorge Estrela, um especialista da história da pintura europeia, é actualmente director da Casa Museu - Centro Cultural João Soares, das Cortes. Esta obra é o resultado da investigação efectuada para uma exposição que esteve patente naquela Casa Museu no Verão de 2008.
[Óbidos. Versão a cores de um desenho de Alexandre-Jean Noel datado de 1780]
Sem comentários:
Enviar um comentário